Pular para o conteúdo

Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

Empresas líderes em tecnologia firmaram acordo para a combater o uso malicioso de inteligência artificial nas eleições globais de 2024. O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

ASSINARAM. Ao todo, 19 empresas assumiram o termo de compromisso:

O ACORDO. As empresas signatárias concordaram com sete compromissos, como a criação de ferramentas de código aberto para monitorar e reduzir os riscos associados ao conteúdo desinformativo gerado pela tecnologia e a atualização dos modelos de linguagem para identificar potenciais riscos.

MAS… Muitos dos princípios do acordo são genéricos, como “apoiar esforços para promover a conscientização pública, a literacia midiática e a resiliência de toda a sociedade”.

ALÉM DISSO. Pelo que foi declarado no primeiro comunicado à imprensa, não está claro como as empresas exatamente pretendem realizar essas ações, nem como foi ou será feita a distribuição de responsabilidades entre cada uma das companhias, uma vez que possuem impactos e tamanhos distintos.

Até agora, poucas empresas haviam divulgado diretrizes específicas para o contexto eleitoral deste ano — por exemplo, a Meta começou a rotular deepfakes em suas redes.

Via AI Election Acord (em inglês)

Conheça quem liderou essa pauta

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo