A poucos meses de diversas eleições em todo o mundo, a Meta lançou uma ferramenta para identificar e rotular imagens geradas por inteligência artificial em suas redes sociais (Facebook, Instagram e Threads).
Esses rótulos serão aplicados ao longo dos próximos meses, mas, por enquanto, não funcionarão para áudios e vídeos.
COMO VAI SER. Os indicadores já funcionam para imagens feitas pelo gerador de imagens de IA da própria Meta, o CM3LEON, e a empresa quer expandir para outras ferramentas.
"Estamos trabalhando ao lado de parceiros da indústria para padronizar questões técnicas comuns na identificação de conteúdos de inteligência artificial, incluindo vídeos e áudios", disse a empresa.
Os marcadores nas imagens geradas por IA serão:
- Marcadores visíveis nas fotos para uma identificação clara (a empresa não elaborou muito quais);
- Marcas d'água invisíveis, incorporadas nas imagens;
- Incorporação de metadados nos arquivos de imagens.
RISCO ESPECIAL. As imagens de IA também serão verificadas por parceiros independentes da Meta.
Além disso, se uma imagem, vídeo ou áudio criado/alterado com IA representar um risco significativo de desinformação, a Meta poderá adicionar um rótulo mais proeminente, fornecendo contexto adicional.
ANÚNCIOS COM IA. Em 8.nov.23, a Meta anunciou que, a partir deste ano, os anunciantes políticos e sociais que utilizam a plataforma serão obrigados a divulgar quando seus anúncios contiverem imagens, vídeos e áudios significativamente criados por IA ou alterados digitalmente.