Empresas líderes em tecnologia firmaram acordo para a combater o uso malicioso de inteligência artificial nas eleições globais de 2024. O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.
ASSINARAM. Ao todo, 19 empresas assumiram o termo de compromisso:
- Das mais conhecidas: Adobe, Amazon, Anthropic, Google, IBM, LinkedIn, McAfee, Microsoft, Meta, OpenAI, Snapchat, TikTok e o X (antigo Twitter).
- Das menos conhecidas: Arm (empresa de chips), Truepic (empresa que trabalha com autenticidade de conteúdo digital) e startups de IA, como Stability AI, ElevenLabs, Nota e Inflection AI.
O ACORDO. As empresas signatárias concordaram com sete compromissos, como a criação de ferramentas de código aberto para monitorar e reduzir os riscos associados ao conteúdo desinformativo gerado pela tecnologia e a atualização dos modelos de linguagem para identificar potenciais riscos.
MAS… Muitos dos princípios do acordo são genéricos, como “apoiar esforços para promover a conscientização pública, a literacia midiática e a resiliência de toda a sociedade”.
ALÉM DISSO. Pelo que foi declarado no primeiro comunicado à imprensa, não está claro como as empresas exatamente pretendem realizar essas ações, nem como foi ou será feita a distribuição de responsabilidades entre cada uma das companhias, uma vez que possuem impactos e tamanhos distintos.
Até agora, poucas empresas haviam divulgado diretrizes específicas para o contexto eleitoral deste ano — por exemplo, a Meta começou a rotular deepfakes em suas redes.
Via AI Election Acord (em inglês)