Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

Empresas líderes em tecnologia firmaram acordo para a combater o uso malicioso de inteligência artificial nas eleições globais de 2024. O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

ASSINARAM. Ao todo, 19 empresas assumiram o termo de compromisso:

  • Das mais conhecidas: Adobe, Amazon, Anthropic, Google, IBM, LinkedIn, McAfee, Microsoft, Meta, OpenAI, Snapchat, TikTok e o X (antigo Twitter).
  • Das menos conhecidas: Arm (empresa de chips), Truepic (empresa que trabalha com autenticidade de conteúdo digital) e startups de IA, como Stability AI, ElevenLabs, Nota e Inflection AI.

O ACORDO. As empresas signatárias concordaram com sete compromissos, como a criação de ferramentas de código aberto para monitorar e reduzir os riscos associados ao conteúdo desinformativo gerado pela tecnologia e a atualização dos modelos de linguagem para identificar potenciais riscos.

MAS… Muitos dos princípios do acordo são genéricos, como “apoiar esforços para promover a conscientização pública, a literacia midiática e a resiliência de toda a sociedade”.

ALÉM DISSO. Pelo que foi declarado no primeiro comunicado à imprensa, não está claro como as empresas exatamente pretendem realizar essas ações, nem como foi ou será feita a distribuição de responsabilidades entre cada uma das companhias, uma vez que possuem impactos e tamanhos distintos.

Até agora, poucas empresas haviam divulgado diretrizes específicas para o contexto eleitoral deste ano — por exemplo, a Meta começou a rotular deepfakes em suas redes.

Via AI Election Acord (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!