O Signal vai, finalmente, ter nomes de usuário e permitir a ocultação do número de telefone, segundo um post no blog oficial.
O QUE HOUVE? Os nomes de usuários fecham uma lacuna antiga na proposta de privacidade do Signal: a necessidade de ter que revelar o número de telefone para conversar com alguém.
Ao configurar um nome de usuário, será possível iniciar conversas com alguém que tenha apenas esse nome, sem acesso ao telefone, e manter o número oculto desse contato.
COMO SERÁ? A implementação é bem engenhosa e foi pensada para evitar uma corrida nome nomes de usuário.
Por padrão, o número de telefone passa a não ser visível para todos no Signal. Somente quem já tem o número de um contato salvo na lista de contatos conseguirá vê-lo no Signal. Isso pode ser revertido nas configurações.
Outro controle novo é o que permite encontrar alguém pelo número de telefone. Esta vem desativada por padrão.
A criação do nome de usuário é opcional. Todo nome terá, obrigatoriamente, dois dígitos no final (por exemplo, @rodrigo12).
Segundo o Signal, esse padrão foi escolhido para “ajudar a manter os nomes de usuários igualitários e mitigar a falsificação [de identidades]”.
Ao criar um nome de usuário, o Signal fornece um link e um QR Code. Ambos podem ser redefinidos a qualquer tempo, sem que isso afete o nome de usuário.
PROTEÇÃO. Os nomes de usuário não são salvos em texto puro, o que significa que o Signal não consegue visualizar ou produzir o nome de usuário de uma conta.
Note, porém, que o Signal consegue associar um nome de usuário atualmente em uso à sua conta se lhe o nome de usuário lhe for apresentado. (Com nomes antigos ou excluídos, não.)
QUANDO? Como dito, os nomes de usuários estão restritos à versão beta do Signal.
A versão estável deverá ganhar a novidade “nas próximas semanas”.
Atualização (21/2, às 7h55): O tópico “PROTEÇÃO” dizia, no texto original, que o Signal não consegue associar nomes de usuários às contas. Isso não é verdade. O tópico foi reescrito com as informações corretas.
Via Blog do Signal (em inglês).