O New York Times está desenvolvendo uma ferramenta de segmentação de anúncios usando inteligência artificial generativa, reportou o Axios.
COMO ASSIM? O objetivo da nova ferramenta é segmentar anúncios para o melhor desempenho possível com base na mensagem ou objetivos do anunciante.
Ela também deve mitigar “saias justas”, como colocar anúncios em notícias e reportagens que possam soar negativas ao anunciante.
Outra vantagem é o alcance de nichos da audiência que não são identificados pelas atuais ferramentas de publicidade do jornal.
O NYT está testando diversos grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), incluindo alguns de código aberto. A ideia é que a ferramenta funcione com qualquer LLM.
CRONOGRAMA. No momento, ainda segundo o Axios, o NYT está recrutando anunciantes para iniciar testes no segundo trimestre.
À medida que os resultados forem satisfatórios, mais anunciantes serão recebidos no programa piloto.
Valores para campanhas segmentadas por IA ainda não foram definidos pelo jornal norte-americano.
CONTEXTO. A notícia do novo produto de IA gerativa do New York Times aparece em meio a uma disputa judicial da empresa contra a OpenAI.
O NYT acusa a OpenAI de infringir direitos autorais ao usar seu conteúdo para treinar o GPT-3, base do ChatGPT.
O trabalho na ferramenta de publicidade começou muito antes da pendenga na Justiça, há três trimestres, e desde então tem sido uma prioridade.
“É algo que está demandando uma quantidade desproporcional dos nossos recursos”, disse Mohit Lohia, vice-presidente e diretor de publicidade digital do NYT.
Via Axios (em inglês).