Bluesky se abre para outros servidores — com limitações

O Bluesky, enfim, se torna uma plataforma social descentralizada.

O Bluesky abriu a federação da sua rede nesta quinta (22.fev).

COMO ASSIM? A partir de agora, qualquer pessoa interessada poderá subir um servidor próprio que se conecta à rede do Bluesky.

Até então, só havia um servidor — o dos desenvolvedores —, uma dinâmica similar à de redes sociais comerciais, como X e Instagram.

DETALHES. Num primeiro momento, a federação do Bluesky é destinada somente a “self-hosters”, ou seja, àqueles que pretendem ter um servidor para seu próprio perfil.

O código para servidores capazes de receber múltiplos usuários virá depois.

OK, MAS… Segundo o blog para desenvolvedores do Bluesky, esses servidores pessoais precisam de “autorização” para se integrarem à rede.

Essa autorização é feita em um servidor do Discord.

Além disso, o Bluesky impõe alguns limites a servidores pessoais: até 10 contas, 1,5 mil eventos por hora e 10 mil eventos por dia.

“Isso se destina a manter a rede e a distribuição funcionando sem problemas para todos no ecossistema”, argumenta a empresa.

Embora a motivação seja legítima, é uma distinção significativa da outra grande rede descentralizada, a baseada no protocolo ActivityPub (do Mastodon).

No ActivityPub, não é preciso pedir autorização de ninguém para participar da rede.

Não se sabe se essas restrições e centralização do protocolo AT, do Bluesky, são temporárias ou não.

DIFERENÇAS. No comunicado oficial, o Bluesky gasta alguns parágrafos para detalhar no que se difere do Mastodon.

A distinção mais importante é que, no Bluesky, o servidor é só uma parte da história e não fica vinculado à identidade do usuário, ao contrário do Mastodon.

De lá:

No Bluesky, a escolha do servidor não afeta o conteúdo que você vê. Os servidores são apenas uma parte do protocolo — quando você navega no Bluesky, você vê postagens que são reunidas de muitos servidores diferentes. É por isso que você pode alterar seu servidor depois de se inscrever sem perder seu nome de usuário, amigos ou postagens.

Via Bluesky, Blog para desenvolvedores (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!