A Polícia Federal (PF) tem 10 inquéritos sigilosos abertos para investigar casos de apologia ao nazismo em redes e plataformas no Brasil.
A informação foi obtida por meio de um recurso em resposta a uma solicitação feita pelo Núcleo com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), na qual pedimos o número de inquéritos abertos. Inicialmente, a PF havia automaticamente ocultado o número de processos em sigilo.
Em 2023, o número de inquéritos policiais abertos pela PF para investigar crimes de apologia ao nazismo em redes sociais cresceu em quase 4x em comparação ao ano anterior, como mostrou uma reportagem do Núcleo.
Foram 129 processos abertos no ano passado, em comparação com 34 em 2022, um recorde histórico.
Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.
"Sentinela Digital" é sistema apresentado em projeto que busca combater furto de celulares. Sistema funcionaria mesmo com aparelho desligado; A proposta é que ele combine solução de hardware, Gov.br, IA e blockchain.
Em nota oficial, CGI.br pede medidas de empresas e plataformas para combater geração de imagens abusivas por inteligência artificial e proteger grupos vulneráveis
Levantamento da Aylgorith detalha como milhares de africanos são contratados para tarefas essenciais como rotulagem de dados, moderação e transcrição, fundamentais para treinar sistemas de inteligência artificial