A casa começou a cair para o TikTok nos EUA

Câmara dos Deputados norte-americana votou por forçar a separação do TikTok de sua controladora chinesa

O TikTok oficialmente entrou em uma encruzilhada nos EUA nesta quarta-feira (13.mar.2024), após a Câmara dos Deputados norte-americana ter aprovado uma medida que pode levar à separação das operações da rede social nos EUA de sua controladora (a chinesa ByteDance) ou enfrentar uma suspensão nacional.

BAN. A medida foi votada nesta quarta-feira com amplo apoio bipartidário (quem acompanha política nos EUA sabe que isso anda difícil). Foram 352 votos a favor e apenas 65 contra.

O projeto de lei agora vai para o Senado, onde o New York Times diz que a medida enfrentará dificuldades, considerando que o apoio dos senadores à medida é menos certo do que foi com os deputados.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou recentemente que se a lei for aprovada no Congresso, ele vai assiná-la.

O cerco contra o TikTok nos EUA e na União Europeia
Apesar da plataforma gastar milhões em lobby em Washington, TikTok pode ser banido dos EUA. Na Europa, a situação do app também está complicada

MAS POR QUE? Há anos algumas autoridades dos EUA alegam que o TikTok, uma rede social que cresceu consideravelmente no mundo tudo, especialmente entre norte-americanos, representa riscos de interferência do governo chinês como máquina de propaganda e influência.

Algumas autoridades alegam questões de segurança nacional, liberdade de expressão e controle do setor de redes sociais – o qual possui muita influência e escala no país.

O TikTok tem mais de 170 milhões de usuários nos EUA.

🤖
CONTEXTO

O TikTok tem enfrentado um crescente escrutínio por parte do Congresso dos EUA nos últimos anos, com preocupações bipartidárias sobre a segurança nacional e a influência estrangeira.

No final de 2022, um projeto de lei bipartidário foi apresentado na Câmara dos Deputados dos EUA com o objetivo de banir o TikTok e outras plataformas de mídia social baseadas ou controladas por "países preocupantes", como China e Rússia. Em março de 2023, senadores propuseram uma legislação semelhante, mas mais rigorosa.

O TikTok, por sua vez, tem tentado abordar as preocupações dos políticos americanos, inclusive estabelecendo uma parceria com um centro de tratamento de dados no Texas para armazenar exclusivamente dados de cidadãos norte-americanos.

No entanto, muitos políticos ainda acreditam que o aplicativo pode ser usado pelo Partido Comunista Chinês para coletar dados de americanos ou influenciar usuários com conteúdo pró-China, embora essas alegações não tenham sido comprovadas.

Em resposta, o TikTok proibiu vídeos políticos pagos nos EUA e tem trabalhado com agências de checagem para combater a desinformação.A situação do TikTok no Congresso dos EUA é complexa e continua a evoluir, com debates sobre privacidade, segurança nacional e liberdade de expressão em jogo.

>>> Senadores dos EUA querem banir o TikTok e outras redes sociais de “países preocupantes” Link
>>> O cerco contra o TikTok nos EUA e na União Europeia Link

Resumo escrito pelo nosso bot de IA, o Nuclito, e revisado por nossos editores. Saiba mais aqui.

Via New York Times e Washington Post (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!