Discurso de Hitler alterado com IA viraliza no X

Em ambas as publicações, há comentários antissemitas, de apologia ao nazismo e conspiracionistas. Todos os comportamentos violam as políticas do X sobre “conduta odiosa”.

Duas gravações de discursos feitos pelo ditador nazista Adolf Hitler, modificada com inteligência artificial, estão viralizando no X (antigo Twitter). A ferramenta de IA foi usada para fazer com que Hitler falasse em inglês no vídeo.

Em ambas as publicações, há comentários antissemitas, de apologia ao nazismo e conspiracionistas. Todos os comportamentos violam as políticas do X sobre “conduta odiosa”.

ELEVENLABS. Um dos vídeos postados por esse usuário do X está disponível também no YouTube, segundo a revista WIRED. Na descrição, o usuário que o publicou afirma ter utilizado a tecnologia de IA para replicação de voz da startup ElevenLabs.

No início do ano, um deepfake do presidente americano Joe Biden, criado para dar golpes via telefone, foi criado com a tecnologia da ElevenLabs.

PROBLEMA. O X tem um problema claro com conteúdo antissemita, neonazista e, em geral, supremacista.

O próprio Musk foi criticado no final do ano passado por ter engajado com supremacistas brancos em meio a viralização de conteúdo extremista na plataforma. Ele visitou o Museu do Holocausto logo depois.

Diversos monitoramentos feitos por institutos que estudam extremismo e tecnologia apontam para a intensificação desse problema após Elon Musk ter comprado a rede social em 2022.

Em ago.23, anunciantes abandonaram a plataforma após terem suas publicidades exibidas ao lado de conteúdo nazista.

Via WIRED (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!