O governo tornou-se nos últimos meses o principal anunciante de temas políticos e sociais na Meta, considerando impulsionamentos da Secretaria de Comunicação Social e de ministérios.
O Núcleo classificou os 50 maiores anunciantes de temas políticos e sociais da Meta dos últimos 90 dias na plataforma, e comparou com os gastos dos TOP desde o início da série histórica.
SENTA O DEDO. Desde 2020, quando os dados da Biblioteca de Anúncios da Meta se tornaram públicos, o governo federal alocou cerca de R$13,5 milhões em publicidades para redes sociais como Facebook e Instagram, considerando essa metodologia.
Desse valor, cerca de R$ 7 milhões foram gastos somente entre 20.dez.2023 e 19.mar.2024, segundo análise do Núcleo. A análise inclui o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Essa aceleração transformou o governo no maior anunciante único de temas políticos dessas plataformas – ou seja, acima do que qualquer empresa individual.
Gráfico InterativoDesde que presidente Luis Inácio Lula da Silva assumiu o cargo, gastos com anúncios na internet do governo brasileiro têm aumentado: em 2023 a SECOM gastou 40%
a mais em relação a 2022, totalizando R$45,5 milhões
, impulsionados por um volume quase 5 vezes maior com publicidade no TikTok.