Anunciantes acusam Meta de inflar dados de audiência em 400% no Facebook e no Instagram

Ação coletiva em San Francisco busca mais de US$7 bilhões em reparação

Um grupo de anunciantes nos Estados Unidos acusou a Meta de inflar dados de potencial alcance de audiência no Facebook e no Instagram em até 400%, o que teria incentivado esses compradores de anúncios a pagar mais, de acordo com documentos judiciais de um processo coletivo divulgados em mar.2024.

O grupo diz que a Meta deve mais de US$7 bilhões para eles.

EXPLICANDO. A ferramenta de anúncios da Meta possui uma métrica chamada Potential Reach, que indica o volume de potenciais pessoas alcançadas como público-alvo de um anúncio.

Segundo os anunciantes, essa métrica incluía robôs e contas falsas, e não apenas pessoas. Dessa forma, com um potencial artificialmente maior, anunciantes teriam pago a mais (quanto maior audiência, mais caro) para veicular suas peças publicitárias.

EM ANDAMENTO. Em 20.mar.2024, uma corte de apelações em San Francisco deu um ok (em uma votação de 2-1) para que os anunciantes possam processar a Meta por conta dessas alegações.

Via DZ Reserve v. Meta Platforms, Adweek e Reuters (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!