Um grupo de anunciantes nos Estados Unidos acusou a Meta de inflar dados de potencial alcance de audiência no Facebook e no Instagram em até 400%
, o que teria incentivado esses compradores de anúncios a pagar mais, de acordo com documentos judiciais de um processo coletivo divulgados em mar.2024.
O grupo diz que a Meta deve mais de US$7 bilhões
para eles.
EXPLICANDO. A ferramenta de anúncios da Meta possui uma métrica chamada Potential Reach, que indica o volume de potenciais pessoas alcançadas como público-alvo de um anúncio.
Segundo os anunciantes, essa métrica incluía robôs e contas falsas, e não apenas pessoas. Dessa forma, com um potencial artificialmente maior, anunciantes teriam pago a mais (quanto maior audiência, mais caro) para veicular suas peças publicitárias.
EM ANDAMENTO. Em 20.mar.2024, uma corte de apelações em San Francisco deu um ok (em uma votação de 2-1) para que os anunciantes possam processar a Meta por conta dessas alegações.
Via DZ Reserve v. Meta Platforms, Adweek e Reuters (em inglês)