O Instagram começará a desfocar e censurar imagens de nudez em mensagens diretas, como parte de uma iniciativa para proteger crianças e adolescentes de abusos e exploração sexual.
Entenda como vai funcionar:
- Com a proteção ativada, usuários que receberem imagens de nudez serão aconselhados por uma mensagem a não se sentirem obrigados a responder, e terão opções para bloquear e denunciar o remetente;
- Usuários que tentarem enviar uma imagem de nudez via DM receberão um alerta sobre os riscos de compartilhar e visualizar conteúdo confidencial, e uma mensagem adicional desencorajará o encaminhamento de imagens de nudez recebidas.
- Usuários menores de 18 anos terão essa proteção ativada automaticamente, e pessoas adultas receberão uma notificação da Meta incentivando-os a ativá-la, segundo comunicado da empresa.
O Instagram está envolvido em uma série de escândalos e denúncias sobre perfis que exibem conteúdo de exploração sexual infantil e não são moderados Meta.
COMO? A detecção de conteúdo de nudez será realizada por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A empresa assegurou que não terá acesso às imagens, a menos que sejam reportadas por alguém envolvido na conversa.
QUANDO? Esse novo recurso entrará em fase de testes próximas semanas, com um lançamento global previsto para os próximos meses, segundo o Wall Street Journal.
POR QUÊ? “Este recurso é projetado não só para prevenir que as pessoas vejam nudez indesejada em suas DMs, mas também para protegê-las de golpistas que podem usar imagens de nudez para coagir o envio de imagens em retorno”, explicou a Meta.
CONCORRENTES. Há alguns anos, a Apple introduziu um recurso semelhante chamado Segurança de Comunicação para mensagens SMS. Essa proteção, aplicável ao Mensagens e a outros aplicativos da empresa, agora é ativada por padrão.
Pais podem gerenciar a Segurança de Comunicação nos dispositivos dos filhos através do Compartilhamento Familiar. Mas devido a preocupações com a privacidade, a Apple optou por não notificar os pais caso menores de 13 anos visualizem ou enviem conteúdo considerado impróprio.
AOS PAIS. O Instagram também não notificará os pais nesse caso, o que pode suscitar questionamentos sobre a efetividade da ferramenta no combate a problemas como a exploração sexual infantil.
Via Wall Street Journal (em inglês)