A Meta anunciou nesta quinta-feira (18.abr.2024) o lançamento de seu novo modelo de inteligência artificial, buscando concorrer frente a frente com OpenAI e Google no aquecido mercado de assistentes virtuais e chatbots.
O lançamento acontece em um momento no qual a empresa planeja inundar seus produtos (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) com recursos de inteligência artificial a fim de tentar ter alguma vantagem competitiva contra empresas que lançaram modelos avançados primeiro.

MAS JÁ? O modelo mais avançado da Meta, o Llama 3, chega ao mercado bem depois de concorrentes como ChatGPT 4 Turbo da OpenAI (lançado em nov.2023), Gemini 1.5 do Google (fev.2024) e Claude 3 da Anthropic (de mar.2024).
Em uma cadeia de posts no Threads, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse que o novo modelo vai estar presente nos aplicativos e óculos inteligentes da companhia.
Post by @zuckView on Threads
NOVOS MODELOS. A empresa lançou dois novos modelos LLM (grandes modelos de linguagem), e acrescentou que deve lançar novos modelos de maior capacidade em breve.
Os modelos da Meta continuam de código aberto, ou seja, qualquer um pode utilizar (contanto que tenha capacidade de processamento para isso).
Post by @zuckView on Threads

OUTRAS NOVIDADES. Uma das novidades anunciadas é a capacidade de animar fotografias estáticas, assim como gerar um vídeo de seu processo de criação.
A Meta também criou um site novo para interagir com sua IA, Meta.ai, o qual aparentemente ainda não está disponível no Brasil.
