Microsoft quer IA para competir com Google e OpenAI

Projeto está sendo supervisionado pelo co-fundador do Deepmind, laboratório de IA comprado pelo Google e recém contratado da Microsoft.

A Microsoft está desenvolvendo o modelo de inteligência artificial MAI–1 para competir com líderes do setor, como o Google e a OpenAI, segundo o The Information.

Mês passado, a big tech lançou o Phi-3 mini, um modelo menor de IA destinado a atrair uma base de clientes mais ampla com opções econômicas, treinado em 3,8 bilhões de parâmetros.

PROJETO. Supervisionado por Mustafa Suleyman, cofundador do DeepMind (laboratório de IA comprado pelo Google), o MAI–1 terá cerca de 500 bilhões de parâmetros, em comparação com o trilhão de parâmetros do GPT-4 da OpenAI, diz o The Information.

Suleyman foi contratado em março como chefe da nova unidade de IA de consumo na Microsoft e trouxe consigo vários funcionários da Inflection, startup de IA fundada por ele.

PARÂMETROS. Os parâmetros são elementos ajustáveis ​ de um modelo de IA que determinam seu comportamento e desempenho, essenciais para sua capacidade de aprender com os dados e realizar tarefas específicas. O número de parâmetros reflete a complexidade e a capacidade do modelo.

INVESTIMENTOS. A Microsoft já investiu mais de US$ 12 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT, e há relatos de que a startup está buscando financiamento adicional para construir uma IA geral (AGI) — capaz de replicar a lógica de pensamento humana.

Embora a AGI esteja atualmente no campo teórico, o CEO da OpenAI, Sam Altman, tem destacado sua importância em eventos públicos.

Microsoft não quer que polícia use IA generativa para reconhecimento facial
Atualização dos termos de serviço do Azure OpenAI Service proíbem que policiais dos EUA usem a plataforma como um todo, mas proibição para reconhecimento facial vale globalmente.

Via Reuters (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!