O Conselho Digital, associação que reune algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, passou a adotar um modelo de "lobby por assinatura", com diferentes planos e preços para associados que quiserem diferentes serviços de assistência regulatória da entidade.
A organização, antigamente conhecida como Instituto Cidadania Digital, tem três planos de acesso a seus membros: bronze, prata e ouro.
Segundo seu estatuto, cada "categoria será definida de acordo com os direitos que o Associado pretende exercer na Associação e o valor da anuidade estabelecido para cada categoria."
O Conselho Digital tem sido uma organização bastante ativa em torno dos interesses de empresas de tecnologia para amenizar ou até barrar potenciais regulações, notoriamente acerca do PL 2630 (o chamado PL das Fake News) e também do PL 2338 (o chamado PL de IA).
A entidade chegou a afirmar que o PL 2630 poderia "representar o fim da liberdade de expressão online". Sobre o PL, disse que "o Brasil já possui todos os instrumentos regulatórios necessários para proteger os direitos autorais na era da inteligência artificial, não necessitando de novas regras."
Fazem parte da associação empresas como Google, X, Meta, TikTok, Amazon, Kwai, 99, Discord, Uber e Mercado Livre.