Projeto de lei quer garantir direitos aos usuários com perfis hackeados

Proposição quer exigir que empresas de tecnologia restabeleçam acesso seguro aos perfis de usuários em 24 horas após invasão.

Empresas de redes sociais podem ser obrigadas a agir rapidamente em caso de invasão de perfis, restabelecendo acesso seguro em até 24 horas e notificando autoridades competentes, de acordo com um novo projeto de lei que propõe alterar o Código do Consumidor.

PROPOSIÇÕES. O PL 3457/2024, apresentado pela deputada Antônia Lúcia (Republicanos/AC), propõe:

  • A empresa deve restabelecer obrigatoriamente o acesso seguro à conta invadida;
  • Notificar o titular da conta e as autoridades competentes em até 24 horas sobre a invasão e as medidas adotadas para contenção e solução do caso;
  • Assegurar que quaisquer dados pessoais coletados ou expostos durante a invasão sejam removidos ou neutralizados;
  • Facilitar ao dono do perfil o acesso aos canais de comunicação direta para pedir informações sobre o andamento do caso e relatar incidentes;
  • Prover aos titulares dos dados informações claras e precisas sobre seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

CONSEQUÊNCIAS. Caso as medidas não sejam cumpridas, o dono de um perfil invadido poderá processar a empresa e ter o direito de solicitar a revisão das políticas de segurança da plataforma de rede social, com vistas à prevenção de novas invasões.

HACKS DO BEM. Na justificativa, a parlamentar citou casos recorrentes de invasões de contas, em especial no Instagram.

Em 2022 e 2023, o Núcleo reportou sobre o fenômeno na rede da Meta, inclusive sobre o surgimento de "hackers do bem" que recuperam contas hackeadas devido à falta de suporte da empresa.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!