X admite sua própria irrelevância na Europa

Para fugir de escrutínio regulatório, rede social de Elon Musk declarou não ser um "gatekeeper" importante entre empresas e consumidores

O X (antigo Twitter) admitiu perante reguladores europeus não ser uma plataforma relevante na intermediação entre negócios e consumidores, indicando que não precisaria cumprir certas regulações de mercado implementadas sobre grandes plataformas na União Europeia.

NOTIFICAÇÃO. Em mar.2024 a Comissão Europeia – órgão executivo da UE – enviou uma notificação para o X e para o TikTok indicando que as plataformas estariam potencialmente sujeitas a novas regulações sob o Digital Markets Act (DMA), sob a a nova lei de mercados digitais do continente.

Segundo os reguladores, o X possui escala suficiente para isso (ter ao menos 25 milhões de usuários ativos por mês e 10 mil usuários corporativos).

O X contestou esse parecer, o que fez a comissão abrir uma investigação.

RESULTADO DA APURAÇÃO. Após meses de análise, reguladores chegaram à conclusão de que o "X de fato não se qualifica como um gatekeeper em relação ao seu serviço de rede social online, dado que a investigação revelou que X não é uma via importante para que usuários comerciais alcancem os usuários finais."

SIM, MAS... Não se pode confundir o DMA com o DSA (Digital Services Act). O primeiro regula questões comerciais e de mercado, enquanto o segundo trata sobre proteção a consumidores e responsabilidades das plataformas, incluindo moderação de conteúdo.

O X ainda se encaixa sobre o DSA.

image.png

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!