Pular para o conteúdo

Estudo mostra o apagão de transparência de dados das maiores redes sociais

Índice de Transparência Digital produzido pelo NetLab, da UFRJ, mostra como acesso a dados de plataformas digitais para pesquisa ainda é insatisfatório

Estudo mostra o apagão de transparência de dados das maiores redes sociais

As maiores redes sociais do mundo estão aquém do patamar ideal de transparência de dados, representando desafios para pesquisadores, jornalistas e profissionais que investigam potencial de dado dessas plataformas, de acordo com um novo índice desenvolvido pelo NetLab, um laboratório de pesquisa da UFRJ.

O Índice de Transparência Digital (ITD) avaliou 40 parâmetros dentro dos critérios de acessibilidade, conformidade, completude, consistência, relevância e atualidade, constatando um cenário precário de transparência de dados das plataformas.

Algumas constatações iniciais:

TRANSPARÊNCIA DE PUBLICIDADE. O NetLab também criou o Índice de Transparência de Publicidade (ITP), no qual todas as empresas ficaram abaixo do nível satisfatório.

Muitas, inclusive, ficam com marca zero no índice.

Os estudos do NetLab podem ser acessados na íntegra neste link (ITD) e neste link (ITP).

Conheça quem liderou essa pauta

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Chantagem com dados

Chantagem com dados