Após sufocar por anos sua principal ferramenta de analytics e transparência disponível para jornalistas e pesquisadores, a Meta anunciou nesta quinta-feira (14.mar.2024) que vai encerrar o funcionamento do CrowdTangle em ago.2024.
Em um comunicado a usuários, a empresa informou que a ferramenta "não vai mais estar disponível após 14.ago.2024", e que a plataforma daqui pra frente vai estar em "modo de manutenção", ou seja, sem desenvolvimento ativo, apenas para correção de bugs.
MOTIVAÇÃO. Oficialmente, segundo a Meta, o fim do CrowdTangle está associado a mudanças de tecnologia e regulatórias.
Mas a ferramenta de dados também foi muito utilizada por jornalistas e pesquisadores para encontrar diversos problemas nos produtos da Meta, como desinformação, discurso de ódio, spam e outras irregularidades que renderam publicidade negativa para empresa, o que exasperou executivos que acreditam que a empresa só faz coisas boas.
OUTRAS FERRAMENTAS. "Desativar o CrowdTangle vai permitir a nós focarmos recursos em nossas novas ferramentas de pesquisa, a Meta Content Library e a Content Library API, as quais fornecem dados úteis e de alta qualidade para pesquisadores", disse a Meta.
Jornalistas não são mencionados no comunicado. [Disclaimer: o Núcleo utilizou o CrowdTangle para diversas investigações ao longo dos anos]
A assessoria de imprensa da Meta informou por email que "pessoas de instituições acadêmicas qualificadas ou sem fins lucrativos que realizem pesquisas científicas ou de interesse público podem solicitar acesso a essas ferramentas por meio do Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan."
SINAIS CONSECUTIVOS. A longo dos últimos 3 anos, a Meta deu diversos sinais de que pretendia encerrar o CrowdTangle.
- Em meados de 2021, a equipe que trabalhava com CrowdTangle dentro da Meta foi desmantelada e foi assinalada para outros projetos;
- O ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman, deixou a empresa em out.2021;
- E em jan.2022, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.
A Meta também rescindiu um contrato de US$40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de COVID-19.
Nota atualizada às 10h32 de 14.mar.2024 para incluir informações fornecidas pela Meta por email sobre outras ferramentas.