Pular para o conteúdo

Projeto de Lei contra bloqueio de apps de mensagem volta a tramitar

Proposição foi iniciada em 2016 mas começou só agora a avançar em comissões da Câmara dos Deputados

Projeto de Lei contra bloqueio de apps de mensagem volta a tramitar

Um projeto de lei apresentado em 2016 para impossibilitar o bloqueio de aplicativos de mensagens (tipo WhatsApp e Telegram) voltou a tramitar na Câmara dos Deputados, após ser aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O PL 6236/2016, proposto por Renata Abreu (PODE-SP) propõe alterar o Marco Civil da Internet para impedir que esse tipo de app seja bloqueado, "evitando qualquer forma de censura por parte do estado à população".

A matéria agora está Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

PAROU E VOLTOU. O PL foi apresentado em 2016, chegou a ser arquivado e foi tirado do armário em 2019, só voltando a tramitar mesmo a partir do ano passado, quando foi para a CCTI em dezembro.

BLOQUEIOS. Segundo o projeto bloqueios.info, do InternetLab, desde 2007 foram registrados 17 bloqueios de aplicativos no Brasil por ordem judicial, incluindo quatro do WhatsApp e dois do Telegram.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo