Após perder processo similar nos segmentos de buscas e de loja de aplicativos, o Google também foi tachado como monopólio ilegal em publicidade online nos EUA, colocando a empresa em uma posição delicada junto a reguladores.
Uma juíza federal decidiu que a Big Tech violou leis antitruste, com base em provas analisadas durante um julgamento encerrado em nov.2024.
O processo foi iniciado pelo Departamento de Justiça dos EUA, que acusa o Google de dominar três frentes da publicidade digital:
- as ferramentas que sites usam para vender anúncios;
- as plataformas dos anunciantes;
- e os sistemas que intermediam leilões automatizados.
Embora não tenha aceitado todos os argumentos do governo, a magistrada decidiu que o Google abusou de sua posição para sufocar a concorrência, prejudicando consumidores forçados a depender de sua rede e de seus preços.
OUTROS CASOS. Em menos de um ano, esta é a terceira decisão judicial que acusa o Google de práticas monopolistas nos EUA. O processo atual começou em jan.2023.
Nesse mesmo ano, sentença similar apontou domínio ilegal no segmento de loja de aplicativos. Em 2024, veio outra decisão nessa mesma linha, agora no mercado de buscas.
NA EUROPA. Do outro lado do Atlântico, em jun.2023, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, também abriu um processo contra o Google acusando a empresa de ter um monopólio da publicidade digital.
E AGORA? Os próximos passos devem ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2026. O governo dos EUA segue pressionando pela separação das operações de publicidade do Google, alegando que a medida é necessária para restaurar a competitividade no setor.