A Comissão Europeia abriu um processo contra o Google acusando a Big Tech norte-americana de abusar da sua posição no mercado de publicidade do bloco europeu.
O QUE HOUVE? A ação antitruste foca no papel que o Google tem no mercado de publicidade digital.
Segundo a Comissão Europeia, o Google participa de todas as etapas da compra e venda de anúncios e é um player dominante com seus serviços DFP, Google Ads e DV360.
Desde pelo menos 2014, o Google se aproveita dessa posição para favorecer seus próprios produtos em etapas distintas do processo de compra e venda de anúncios.
“Isso teria reforçado o papel central do Google AdX na cadeia de suprimentos adtech e a capacidade do Google de cobrar uma taxa alta por seu serviço.”
O QUE MAIS? A Comissão Europeia acredita que “remédios comportamentais”, como multas, seriam ineficazes para impedir o Google de continuar abusando da sua posição.
Assim, preliminarmente, a Comissão acredita que a única solução seria separar parte dos serviços de publicidade do Google.
Além disso, o Google pode ser condenado a pagar uma multa de 10% do seu faturamento global.
OUTRO LADO. Em nota ao site The Verge, o vice-presidente de anúncios globais do Google, Dan Tayler, contestou a acusação dos europeus:
“A investigação da Comissão se concentra em um aspecto estreito do nosso negócio de publicidade e não é nova. Discordamos da opinião da CE e responderemos de acordo.”
CONTEXTO. Este não é o primeiro processo do tipo que o Google terá que responder.
No Reino Unido e nos Estados Unidos correm ações similares.
A publicidade responde por cerca de 80% do faturamento do Google.
Via Comissão Europeia, The Verge (ambos em inglês).