Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Desde segunda-feira, 12.junho, milhares comunidades no Reddit estão se manifestando contra a decisão da empresa de tornar a API privada, algo que inviabilizará aplicativos de terceiros, como o Apollo.

Agora, centenas de comunidades no Reddit planejam entrar em greve por tempo indeterminado.

Na terça-feira, 13.junho, foi reportado que o CEO da rede, Steve Huffman enviou um e-mail aos funcionários dizendo que a crise provavelmente não duraria até quarta-feira.

“Há muito barulho desta vez. Está entre os [protestos] mais barulhentos que já vimos. Por favor, saiba que nossas equipes estão atentas e, como em todos os incêndios no Reddit, este também passará.”

Depois que o e-mail de Huffman vazou, moderadores de várias comunidades no Reddit anunciaram que o apagão continuará por tempo indeterminado.

O QUE HOUVE? Em um post no r/ModCoord, onde os moderadores estão coordenando o apagão, eles mencionam que “seja necessário mais para que o Reddit tome uma atitude”, citando o vazamento.

No post, os moderadores afirmam que mais de trezentas comunidades estão dispostas a permanecer em greve até que a empresa atenda às demandas. Entre eles, o r/music, com 32,3 milhões e o r/videos, com 26,6 milhões.

Demandas das comunidades em greve

Os grevistas querem solucionar três demandas:
1) problemas técnicos da API;
2) acessibilidade para pessoas cegas nos aplicativos oficiais da plataforma
3) que aplicativos terceiros/alternativos permitam conteúdo adulto (ou NSFW, Not Safe for Work em inglês), alegando que ele não é sempre sexual e pode ser sobre abusos ou traumas pessoais. Os moderadores afirmam que o Reddit não atualiza seu aplicativo para atender às necessidades de pessoas com deficiências visuais há anos, o que faz com que muitos dependam de aplicativos alternativos. Eles também pedem que a empresa autorize a veiculação de anúncios nesses apps alternativos.

SOLIDARIEDADE. Além disso, os moderadores estão organizando a greve com responsabilidade: o post afirma que comunidades como r/StopDrinking, voltada para ajudar pessoas em tratamento contra o alcoolismo, e r/Ukraine, não podem parar por serem urgentes.

Por isso, os moderadores sugerem um tipo de manifestação nas terças-feiras, com um anúncio fixado no topo das páginas, mostrando apoio ao movimento.

PARTICIPAÇÃO. No entanto, parece que o número de comunidades que aderiram ao movimento está diminuindo. Na terça, cerca de 8,4 mil comunidades participavam do apagão. Hoje, pouco mais de 6,2 mil, segundo o site Reddark, que está monitorando os números.

Maior comunidade brasileira no Reddit reabre, mas restringe posts
r/brasil fechou no dia 8.jun.2023 para protestar nova política de cobrança por dados do Reddit que vai afetar aplicativos que dependem de sua API

Via Techcrunch

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Reddit
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.