Desde segunda-feira, 12.junho, milhares comunidades no Reddit estão se manifestando contra a decisão da empresa de tornar a API privada, algo que inviabilizará aplicativos de terceiros, como o Apollo.
Agora, centenas de comunidades no Reddit planejam entrar em greve por tempo indeterminado.
Na terça-feira, 13.junho, foi reportado que o CEO da rede, Steve Huffman enviou um e-mail aos funcionários dizendo que a crise provavelmente não duraria até quarta-feira.
“Há muito barulho desta vez. Está entre os [protestos] mais barulhentos que já vimos. Por favor, saiba que nossas equipes estão atentas e, como em todos os incêndios no Reddit, este também passará.”
Depois que o e-mail de Huffman vazou, moderadores de várias comunidades no Reddit anunciaram que o apagão continuará por tempo indeterminado.
O QUE HOUVE? Em um post no r/ModCoord, onde os moderadores estão coordenando o apagão, eles mencionam que “seja necessário mais para que o Reddit tome uma atitude”, citando o vazamento.
No post, os moderadores afirmam que mais de trezentas comunidades estão dispostas a permanecer em greve até que a empresa atenda às demandas. Entre eles, o r/music, com 32,3 milhões
e o r/videos, com 26,6 milhões
.
Demandas das comunidades em greve
Os grevistas querem solucionar três demandas:
1) problemas técnicos da API;
2) acessibilidade para pessoas cegas nos aplicativos oficiais da plataforma
3) que aplicativos terceiros/alternativos permitam conteúdo adulto (ou NSFW, Not Safe for Work em inglês), alegando que ele não é sempre sexual e pode ser sobre abusos ou traumas pessoais. Os moderadores afirmam que o Reddit não atualiza seu aplicativo para atender às necessidades de pessoas com deficiências visuais há anos, o que faz com que muitos dependam de aplicativos alternativos. Eles também pedem que a empresa autorize a veiculação de anúncios nesses apps alternativos.
SOLIDARIEDADE. Além disso, os moderadores estão organizando a greve com responsabilidade: o post afirma que comunidades como r/StopDrinking, voltada para ajudar pessoas em tratamento contra o alcoolismo, e r/Ukraine, não podem parar por serem urgentes.
Por isso, os moderadores sugerem um tipo de manifestação nas terças-feiras, com um anúncio fixado no topo das páginas, mostrando apoio ao movimento.
PARTICIPAÇÃO. No entanto, parece que o número de comunidades que aderiram ao movimento está diminuindo. Na terça, cerca de 8,4
mil comunidades participavam do apagão. Hoje, pouco mais de 6,2
mil, segundo o site Reddark, que está monitorando os números.

Via Techcrunch