Remoções de publicações no Facebook, em geral, acontecem de forma tardia no ciclo de engajamento de um post, o que sugere uma potencial demora na moderação da plataforma, de acordo com uma nova pesquisa.
O estudo foi liderado por uma pesquisadora da Universidade Northeastern, nos EUA, e publicado na edição de abr.2025 pelo Journal of Online Trust and Safety, da Universidade de Stanford.
MÉTRICA. Pesquisadores analisaram a velocidade com a qual posts noticiosos conquistaram engajamento ao longo do tempo e criaram projeções de quanto engajamento essas publicações poderiam ter no futuro.
Depois, usando uma métrica chamada "propagação evitada", os pesquisadores estimaram que as remoções de conteúdo conseguiram prevenir somente 24-30%
do engajamento estimado desses posts removidos.
Isso quer dizer que, caso um conteúdo fosse nocivo, ele teria sido visto por pelo menos duas a cada três pessoas potencialmente servidas pelo algoritmo antes de ser removido – ou seja, tarde demais.
CICLO DE ENGAJAMENTO. "Nosso robusto e frequente sistema de coleta de dados nos permitiu observar não apenas quais conteúdos foram removidos, mas quando foram removidos", disse o estudo.
"Não podemos dizer se os eventos de remoção que observamos foram iniciados pelos usuários que os publicaram ou pela Meta, mas conseguimos ver que as remoções tipicamente acontecem tarde no ciclo de engajamento dos posts", concluiu.
O tempo médio de remoção foi superior a 20 horas após a publicação.
LIMITAÇÕES. Como os dados não permitem saber quem removeu um post, os eventos observados não são confirmados como apenas ações de moderação do Facebook.
Outra limitação indicada é que a pesquisa foi feita em cima de páginas de notícias no Facebook em apenas três idiomas (inglês, russo e ucraniano), e é possível que outros ecossistemas tenham comportamentos diferentes.
"No entanto, a utilidade da nossa métrica não se limita ao Facebook e pode ser usada com diferentes tipos de sistemas de moderação de conteúdo", ressaltou o estudo.

SAUDADES. Vale notar que os pesquisadores utilizaram o CrowdTangle, uma ferramenta comprada pela Meta que foi desativada em ago.2024, prejudicando esse tipo de pesquisa.
"Com a remoção do CrowdTangle, tais pesquisas sobre as plataformas Facebook e Instagram se tornaram significativamente mais difíceis, e talvez fora do alcance de pesquisadores independentes."

Via Journal of Online Trust and Safety