Pular para o conteúdo

Projeto de lei propõe proibir qualquer publicidade de bets

Proposta quer banir qualquer tipo de propaganda de apostas em todas as mídias digitais, de radiodifusão e até em veículos impressos

Projeto de lei propõe proibir qualquer publicidade de bets

Um projeto de lei na Câmara dos Deputados, apresentado nesta terça-feira (6.mai.2025), visa proibir a veiculação de publicidade de plataformas de apostas online em redes sociais, colocando mais pressão por regulação no segmento.

O PL 2092/2025, do deputado Luiz Carlos Busato (UNIÃO/RS), propõe barrar a veiculação de "qualquer tipo de propaganda, publicidade ou ação promocional" de bets em:

A multa sugerida poderia chegar a R$2.000.000, segundo o texto.

JUSTIFICATIVA. Segundo Busato:

Há farta evidência científica de que a exposição repetida à publicidade de apostas contribui significativamente para o desenvolvimento de comportamentos compulsivos, sobretudo entre os mais jovens. A publicidade sedutora, muitas vezes veiculada por influenciadores digitais e ídolos esportivos, apresenta as apostas como um caminho fácil para a obtenção de dinheiro e sucesso — uma promessa ilusória que mascara os riscos reais de perda financeira, endividamento, transtornos de saúde mental e deterioração de vínculos sociais e familiares.

O Ministério da Fazenda tem uma lista de empresas de apostas esportivas aptas a funcionar no Brasil.

Leia mais

Sites de apostas entulham redes para entrar na mente dos brasileiros
Sem regulamentação clara, mas com movimentação bilionária, sites de apostas esportivas crescem sem gerar riqueza para o país
Ministério da Fazenda não fez ata de reuniões com Big Techs sobre bets
Sem registros oficiais, teor de conversas e eventuais negociações entre Amazon, Google, Kwai, Meta e TikTok e o governo federal ficam inacessíveis à sociedade
Meta, TikTok e Google descumprem regras de publis de apostas
Ministério da Fazenda enviou ofícios para notificar que plataformas desrespeitaram regras sobre publicidade de apostas esportivas estabelecidas em outubro
Big Tech ganha espaço para discutir bets com Ministério da Fazenda em 2024
Em 2024, Amazon, Google, Kwai e Meta somaram dez reuniões para discutir publicidade e regulamentação do setor de apostas com o Ministério da Fazenda, enquanto a pasta de Saúde participou de só dois encontros
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo