Pular para o conteúdo

Projeto de lei propõe mais maneiras de prevenir abuso sexual infantil online

Proposta prevê remoção proativa por parte dos provedores e plataformas

Projeto de lei propõe mais maneiras de prevenir abuso sexual infantil online

Um projeto de lei apresentado em 15.jul.25 propõe instituir mecanismos adicionais de prevenção, monitoramento, investigação e repressão ao abuso sexual infantil online.

A proposta é de autoria do deputado Amom Mandel (CIDADANIA-AM). Ele defende que “atualmente, há uma lacuna legislativa crítica no ordenamento jurídico brasileiro: não existe norma federal que imponha, de forma clara e vinculante, obrigações objetivas e sistemáticas às plataformas digitais no combate à exploração sexual infantil em suas redes”.

Caso aprovado o projeto, provedores de aplicações na internet, plataformas digitais de redes sociais, serviços de armazenamento em nuvem e mecanismos de busca com operação no Brasil devem adotar sistemas de detecção e remoção proativa de conteúdos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, inclusive por meio de inteligência artificial.

Entre as proposições está a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Repressão ao Abuso Sexual Infantil On-line (SNPRAI), que seria responsável por:

Além disso, o texto prevê o fortalecimento da central de denúncias da SaferNet, com a integração em tempo real suas informações e denúncias com o Ministério Público Federal e as Polícias Civis e Federal. 

Com IA, sites clandestinos transformam fotos de crianças em material abusivo
Investigação do Núcleo monitorou sites nos quais usuários explicam como treinam inteligências artificiais com fotos reais de menores.
Texto Sofia Costa
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo