Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Núcleo circulou entre 20.jun.2022 e 27.jun.2022 um formulário Google com perguntas sobre consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e hábitos de consumo de informação sobre drogas. Não foi seguida nenhuma metodologia específica porque não havia nenhuma pretensão de fazer uma pesquisa científica a partir das respostas.

O formulário reuniu 101 respostas. Adolescentes que tivessem interesse e disponibilidade para relatar suas experiências em mais detalhes foram convidados a deixar seus emails para que a repórter pudesse contatá-los. A partir disso, foram realizadas entrevistas, algumas das quais entraram na reportagem.

Algumas das perguntas contidas no formulário:

  • Você usa a internet para se informar sobre efeitos e consequências do uso destas substâncias?
  • Quais espaços ou redes sociais você usa para se informar sobre o tema?
  • Você já usou esses espaços acima pensando na redução de danos? Ou seja, quis se informar antes de fazer uso de alguma droga para garantir sua segurança ou recorrer a esses espaços para pedir ajuda caso tenha tido algum problema?
  • Você está a par de políticas públicas de redução de danos? Já consultou ou buscou se informar junto à Secretaria de Saúde da sua cidade ou Estado ou até por meio do Ministério da Saúde?

As perguntas completas podem ser consultadas diretamente no formulário (novas respostas não serão consideradas): https://forms.gle/zampJJfd232VYRRN8

Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.