Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
O Porta dos Fundos publicou nesta segunda-feira (6.nov) uma campanha sobre o Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, protagonizada pelo Antônio Fagundes.
No vídeo, que viralizou rapidamente, o vetusto ator fala expressões como "liberar esse cu aí" e "colocar o cuzinho pra jogo" para estimular os homens a fazer o exame de toque.
Só que alguns médicos estão dizendo que a campanha é um desserviço.
Vídeo divertido, mas não se recomenda toque retal, nem exame de PSA para homens sem sintomas e sem histórico familiar de câncer de próstata.
— Vinícius Borges ❤️🩹🏳️🌈 (@DoutorMaravilha) November 6, 2023
O que se recomenda de verdade são hábitos saudáveis como evitar excesso de álcool, não fumar e praticar exercício físico.
E fazer o homem…
É que o Inca (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda a realização de exames de rotina para o rastreamento do câncer de próstata.
Segundo a cartilha do INCA:
— Frankito, o Curioso (@WeiseFranklin) November 6, 2023
"Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata. Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com o… pic.twitter.com/JsWxWfzz05
Pra quem pediu explicações pic.twitter.com/MSPhR9UQNW
— A natureza é agiota (@obolinhodechuva) November 7, 2023
A orientação completa do instituto sobre a detecção precoce do câncer de próstata é a seguinte:
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. Portanto, o INCA não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade. Caso os homens busquem ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, o Instituto recomenda, ainda, que eles sejam esclarecidos sobre os riscos envolvidos.
Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados.