Bolsonaro no Jornal Nacional: mentiras, deboche e mais do mesmo

Apoiadores consideraram a entrevista uma vitória. Opositores acham que nada vai mudar.

Receba de graça a newsletter Garimpo


Nesta segunda-feira (22), aconteceu a primeira da série de sabatinas do Jornal Nacional com os candidatos à presidência mais bem colocados nas pesquisas. O sorteado para a estreia foi o presidente atual, Jair Bolsonaro (PL).

Ele, que disse que ia "dar um beijo no Bonner" antes da entrevista, postou esta foto de uma TV passando SBT nos bastidores da Globo:

A sabatina começou com um William Bonner bastante incisivo, que deu um sorrisinho debochado quando o Bolsonaro disse que nunca tinha xingado ministros do STF (o presidente chamou o Luís Roberto Barroso de "filho da puta" e o Alexandre de Moraes de "canalha").

O ministro das Comunicações do governo não gostou da atitude do apresentador do jornal.

A Renata Vasconcellos foi bastante eloquente ao perguntar sobre os ministros da Educação que passaram pelo governo e sobre as atitudes do presidente durante a pandemia.

E ficou muito clara a diferença de tratamento que o Bolsonaro deu aos dois entrevistadores.

Agências de checagem tiveram bastante trabalho.

A Estadão Verifica contabilizou uma mentira a cada três minutos, e o Aos Fatos fez uma checagem completíssima desmentindo que o governo não tem corrupção, que o Bolsonaro não errou nada do que falou sobre a pandemia, que criou o Pix, que não xingou ministros e que cilindros de oxigênio chegaram em menos de 48 horas durante a crise em Manaus.

Apesar dos elogios a alguns dos momentos dos entrevistadores, houve muitas críticas sobre perguntas que ficaram de fora (leia mais na edição de hoje da nossa newsletter Garimpo).

Apoiadores do Bolsonaro, claro, consideraram a entrevista um sucesso. E opositores tenderam a concluir que a sabatina não ajudou nem atrapalhou a campanha do presidente.

Para ver a entrevista na íntegra, clique no card abaixo:

Jair Bolsonaro (PL) é entrevistado no Jornal Nacional; veja íntegra
O candidato à Presidência da República foi entrevistado ao vivo por William Bonner e Renata Vasconcellos nesta segunda-feira (22).

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca