Bolsonaro no Jornal Nacional: mentiras, deboche e mais do mesmo

Apoiadores consideraram a entrevista uma vitória. Opositores acham que nada vai mudar.

Nesta segunda-feira (22), aconteceu a primeira da série de sabatinas do Jornal Nacional com os candidatos à presidência mais bem colocados nas pesquisas. O sorteado para a estreia foi o presidente atual, Jair Bolsonaro (PL).

Ele, que disse que ia "dar um beijo no Bonner" antes da entrevista, postou esta foto de uma TV passando SBT nos bastidores da Globo:

A sabatina começou com um William Bonner bastante incisivo, que deu um sorrisinho debochado quando o Bolsonaro disse que nunca tinha xingado ministros do STF (o presidente chamou o Luís Roberto Barroso de "filho da puta" e o Alexandre de Moraes de "canalha").

O ministro das Comunicações do governo não gostou da atitude do apresentador do jornal.

A Renata Vasconcellos foi bastante eloquente ao perguntar sobre os ministros da Educação que passaram pelo governo e sobre as atitudes do presidente durante a pandemia.

E ficou muito clara a diferença de tratamento que o Bolsonaro deu aos dois entrevistadores.

Agências de checagem tiveram bastante trabalho.

A Estadão Verifica contabilizou uma mentira a cada três minutos, e o Aos Fatos fez uma checagem completíssima desmentindo que o governo não tem corrupção, que o Bolsonaro não errou nada do que falou sobre a pandemia, que criou o Pix, que não xingou ministros e que cilindros de oxigênio chegaram em menos de 48 horas durante a crise em Manaus.

Apesar dos elogios a alguns dos momentos dos entrevistadores, houve muitas críticas sobre perguntas que ficaram de fora (leia mais na edição de hoje da nossa newsletter Garimpo).

Apoiadores do Bolsonaro, claro, consideraram a entrevista um sucesso. E opositores tenderam a concluir que a sabatina não ajudou nem atrapalhou a campanha do presidente.

Para ver a entrevista na íntegra, clique no card abaixo:

Jair Bolsonaro (PL) é entrevistado no Jornal Nacional; veja íntegra
O candidato à Presidência da República foi entrevistado ao vivo por William Bonner e Renata Vasconcellos nesta segunda-feira (22).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!