Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Tá tendo uma brigaiada na internet por causa da notícia sobre a taxação de compras feitas em sites como Shopee, Shein e AliExpress.
Eu sou de humanas, e você talvez também seja, então vou tentar explicar de um jeito simples:
- Atualmente, remessas internacionais de até US$ 50 (cerca de R$ 250) de pessoa física para pessoa física — presentes, por exemplo — são isentas de impostos.
- Segundo o governo, lojas online, principalmente as da China, se aproveitam dessa regra para enviar produtos ao Brasil sem pagar nenhuma taxa, fazendo-se passar por pessoas físicas.
- O governo vai acabar com essa isenção, e as empresas terão que preencher um formulário da Receita Federal com todas as informações sobre os envios.
- Se os dados estiverem incompletos ou se o valor declarado for menor do que o real, a encomenda só será liberada com o pagamento de uma multa.
Para ler uma explicação mais completa, clique aqui.
A primeira-dama Janja Lula da Silva entrou na discussão dizendo que "a taxação é para as empresas, e não para o consumidor".
@choquei a taxação é para as empresas e não para o consumidor.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 12, 2023
A oposição caiu matando.
Segundo a Folha, o governo "mobilizou influenciadores" para tentar tornar a medida mais palatável.
O Felipe Neto fez uma thread sobre o assunto (clique aqui ou em "Leia a conversa completa no Twitter" para ver a íntegra). Ele disse à Folha que não está entre os influenciadores mobilizados pelo governo.
A medida vai afetar também a prática de "dropshipping", que é um nome chique para "atravessador".
Dropshipping, em geral, nada mais é que superfaturar um produto que qualquer um poderia comprar mais barato no AliExpress ou outro site fornecedor.
— Renato Bacon (@RenatoBacon) April 9, 2023
Mas vc ilude a pessoa e faz ela comprar contigo a 179 o que poderia pagar 60. Com qual vantagem? Simplesmente NENHUMA.
Mas se você só quiser saber a resposta à pergunta "minha brusinha da Shein vai ficar mais cara?", a resposta é sim.