Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Em 22 de dezembro de 2023, a Choquei suspendeu suas postagens nas redes, depois da morte da estudante Jéssica Canedo, alvo de uma fake news divulgada pelo perfil.

Quase duas semanas depois, na data de publicação deste post (4.jan.2023), a conta segue em silêncio. Veja, abaixo, as respostas às principais perguntas sobre o caso.

O que é a Choquei?

É um perfil que se apresenta como "sua fonte de notícias mais rápida" e atua principalmente no X/Twitter e no Instagram. Fundada em 2014 e inicialmente voltada ao universo das celebridades, a conta expandiu sua atuação para a cobertura de grandes eventos noticiosos, como a invasão da Rússia à Ucrânia e as eleições brasileiras de 2022 — quase sempre reproduzindo conteúdo de veículos de imprensa ou de outros usuários, nem sempre creditando a fonte. Por várias vezes o perfil publicou informações falsas, imprecisas ou de baixa qualidade.

Quem criou a Choquei?

O goiano Raphael Sousa Oliveira, de 28 anos, formado em fotografia e publicidade.

Por que a Choquei suspendeu suas postagens?

Em 22 de dezembro de 2023, a estudante Jéssica Canedo tirou a própria vida depois de ser alvo de uma fake news divulgada pela Choquei e outras contas. Desde então, o perfil suspendeu as postagens e publicou apenas duas notas — a primeira, assinada pela advogada Adélia Soares, foi deletada. Até 4 de janeiro de 2023, data de publicação deste post, a conta seguia em silêncio.

O que aconteceu com a estudante Jéssica Canedo?

Perfis de fofoca, incluindo a Choquei, compartilharam prints de uma suposta conversa dela com o youtuber Whindersson Nunes. Ambos afirmaram publicamente que o conteúdo era falso, mas a Choquei não deletou os posts.

Jéssica compartilhou no Instagram um texto de desabafo, que recebeu comentários jocosos — inclusive de Raphael Sousa Oliveira, criador da Choquei: "Avisa pra ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus!"

Jéssica tirou a própria vida em 22 de dezembro de 2023.

O que são as Notas da Comunidade que aparecem em todos os posts recentes da Choquei?

O recurso Notas da Comunidade foi criado para que usuários do Twitter possam "adicionar contexto a posts potencialmente enganosos". Para colaborar, é preciso se inscrever no programa e ser aceito.

Atualmente, a Choquei é o perfil que mais recebeu checagens do recurso de Notas de Comunidade no X (antigo Twitter) em todo o mundo, com mais de 283 notas de contexto adicionadas por usuários. Grande parte delas foi adicionada depois da morte de Jéssica, numa espécie de mutirão de usuários contra a Choquei, mesmo em posts que tratavam de outros assuntos, como este abaixo, sobre o influenciador Luva de Pedreiro.

Qual é a relação da Choquei com a agência Mynd8?

O perfil era parte da chamada "banca digital" da agência de influenciadores Mynd8, a maior do Brasil, mas essa relação acabou há cerca de dois anos, segundo um comunicado da empresa. No entanto, perfis como Alfinetei e Garotx do Blog divulgaram os prints falsos de Jéssica e Whindersson quando ainda eram associados à Mynd8. Na data de publicação deste post (4.jan.2023), o site da agência segue fora do ar.

Como estão as investigações do caso?

A Polícia Civil de Araguari (MG) ouviu Raphael Sousa Oliveira, criador da Choquei, para "apurar se houve algum induzimento ou instigação dolosa ao suicídio da Jéssica".

O que pode acontecer com as pessoas investigadas?

Usuários investigados por comentários direcionados a Jéssica podem ser enquadrados no artigo 122 do Código Penal, que define como crime "induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio material para que o faça". A pena prevista é de prisão de um a três anos.


⚠️ Texto atualizado às 10h48 e às 12h13 de 04.jan.2024 para corrigir o ano dos acontecimentos de 2022 para 2023.

Twitter/XInstagram
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.