Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Choquei é o perfil que mais recebeu checagens do recurso de Notas de Comunidade no X (antigo Twitter) em todo o mundo. O perfil já acumula mais de 283 notas de contexto adicionadas por usuários.

PAINEL. Os dados são do Community Notes Leaderboard, criado pelo usuário @TheElipsoid. Ele afirma usar dados disponibilizados gratuitamente pelo X aos perfis verificados.

Você pode acessar o painel, que mostra os 200 usuários que mais receberam notas de contexto, aqui.

CHOQUE. No momento, todos os posts recentes da Choquei estão recebendo notas de contexto relacionadas ao caso da morte de Jéssica Canedo, que tirou sua própria vida após perfis de fofoca nas redes viralizarem um boato sobre ela. O Choquei foi um dos perfis (o maior) que divulgou o boato.

A nota de contexto mais antiga em um post da Choquei data de 4.mar.23, somente um dia após a ferramenta de contribuição ser lançada no Brasil. A maioria das publicações tagueadas envolve temas sobre política, economia ou tecnologia.

Rede de perfis de fofoca lucra com publis e pauta a internet
Com 73 milhões de seguidores, páginas agenciadas pela Banca Digital, da Mynd8, vão além de posts sobre celebridades e têm indícios de coordenação, revela levantamento exclusivo

BRAZUCA. Na 23ª posição do ranking global, com 66 notas, o segundo perfil brasileiro que mais recebeu notas no X é o POPTime.

A imprensa brasileira também está no ranking. Na 73ª posição do ranking global, com 33 notas, está o site Metrópoles.

Revista Oeste e Metrópoles disputam views no Twitter
Análise do Núcleo compara engajamento de 44 veículos no Twitter

DO NADA? Em out.23, Elon Musk, dono da rede, concordou com a proposta de incluir algum tipo de indicador para usuários que recebem regularmente correções de notas da comunidade. Então é possível que esses dados estejam sendo disponibilizados por esse motivo.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.