Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
A Nazaré Amarga é uma conta de memes que tem mais de 4 milhões de seguidores no Twitter e quase 10 milhões no Instagram. Ela é inspirada na Nazaré Tedesco, vilã da novela "Senhora do Destino" (2004).
Outro meme baseado na personagem, a Nazaré confusa, furou a bolha brasileira e tem até artigo no site Know Your Meme: lá fora, ela é conhecida como Math Lady (senhora da matemática).
Agora vamos ao caso em questão: para tentar capitalizar a fama internacional da Nazaré confusa, um administrador da Nazaré Amarga resolveu criar uma criptomoeda, a Math Lady Coin ($MATH).
A história foi revelada em uma thread no Twitter (em inglês) pelo perfil ZachXBT, que se intitula "detetive 2D" e é especializado em denunciar projetos fraudulentos de criptomoedas.
Um brasileiro que usa o nome Joey Ponzi fez um bom resumo do caso em português (para ler, clique em "Leia a conversa completa no Twitter").
Vamos tentar explicar a história do jeito mais fácil possível, ponto a ponto:
- Um administrador da Nazaré Amarga criou a criptomoeda $MATH e abriu a pré-venda na comunidade de investidores de cripto Nakamigos.
- As vendas chegaram a US$ 110 mil (pouco mais de meio milhão de reais).
- O criador, então, rapelou toda a grana e saiu vazado, deletando a conta da moeda no Twitter.
- O problema é que as transações de cripto são rastreáveis, e conseguiram identificar o autor da maracutaia.
- Um administrador da Nazaré Confusa pediu ajuda ao ZachXBT para reembolsar os investidores lesados.
- Uma das devoluções foi feita duas vezes sem querer, e o criador da $MATH perdeu mais de R$ 20 mil.
- E pediu que as pessoas que receberam o reembolso em dobro devolvessem o valor a mais, para que os outros 90% dos investidores lesados fossem ressarcidos.
O pessoal no Twitter não teve muita pena das pessoas que caíram nessa.
Por meio da assessoria de imprensa, a página Nazaré Amarga, em nome de seu criador, Gabriel Marques, enviou a seguinte nota ao Núcleo:
"Há alguns meses, me tornei entusiasta do universo de criptomoedas e cripto ativos. E nas últimas semanas, acompanhei o crescimento das meme coins, após o sucesso da moeda $PEPE. Com o avanço desse nicho e surgimento de outras moedas, decidi entrar em contato com o criador da $TONKS, com objetivo de firmarmos uma parceria e criarmos uma nova moeda.
Após as negociações, desenvolvemos uma página no twitter para divulgação da $MATH e atrair seguidores da comunidade. Durante o processo estabelecemos as funções no negócio, onde eu seria responsável pelo marketing e promoção do produto e ele pela gestão operacional. Com as atribuições traçadas, iniciamos a pré-venda por meio de uma carteira digital de ativos, e em pouco tempo ganhou proporções relevantes no segmento.
A partir disso, desafios surgiram no percurso, pois o desenvolvedor e gestor da moeda não finalizou o produto como havíamos acordado e solicitou mais dinheiro. Visando não lesar as pessoas que confiaram no meu trabalho, passei a buscar outras alternativas e conhecimento no tema com profissionais que já me relacionava. Devido à urgência de retorno aos investidores, e a falta de confiança que me despertou no trabalho desenvolvido pelo criador da $TONKS, optei por pausar o projeto. Com o apoio de um grande influencer da comunidade Cripto, consegui devolver o dinheiro às pessoas que investiram por meio de um código de programação criado, tornando o processo mais rápido e seguro.
Lamento pelo aborrecimento e me coloco à disposição para quaisquer novos esclarecimentos."