Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
A CNN Brasil divulgou nesta quarta-feira (19.abr) imagens que mostram funcionários do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) num clima amistoso com invasores dos Três Poderes em 8 de janeiro.
O então ministro do órgão, Gonçalves Dias, nomeado por Lula, também aparece nas imagens, mas não chega a interagir com os golpistas.
Apoiadores do governo chamaram Dias, que é general da reserva do Exército, de traidor.
E ele pediu demissão poucas horas depois da divulgação das imagens.
Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça, assumiu o cargo interinamente.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que os agentes do GSI que ajudaram os invasores eram remanescentes do governo Bolsonaro.
Segundo a Folha, Lula já estava irritado com Gonçalves Dias por ter solicitado acesso à imagens da invasão várias vezes ao general e ter seus pedidos negados.
A oposição aproveitou o episódio para reiterar os pedidos de abertura de uma CPMI sobre 8 de janeiro. Há parlamentares pedindo inclusive o impeachment de Lula. Praticamente todos os tweets com maior engajamento sobre o caso são de políticos e influenciadores de direita.