O segundo turno das eleições presidenciais está logo ali. O roteirista do Brasil, que acabou de escrever a cena em que um ex-deputado recebe a Polícia Federal com tiros de fuzil e granadas, está exausto.
Mas o ministro das Comunicações, Fábio Faria, tem mais uma carta na manga. Seria uma bala de prata? Meia-noite ele te conta.

Mentira: ele contou o segredo às 19h30 desta segunda-feira (24.out).
Convidamos jornalistas de todos os veículos de mídia para acompanhar a exposição de um fato grave na frente do Palácio da Alvorada logo mais, às 19h30.
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) October 24, 2022
O "fato grave" era o seguinte: rádios do Nordeste estariam omitindo inserções do Bolsonaro, o que, logicamente, beneficiaria a candidatura do Lula.
‼️URGENTE:
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) October 24, 2022
Em auditoria realizada após uma denúncia, foi levantado que várias rádios publicaram mais inserções do PT do que do presidente Bolsonaro. De 7 a 21 de outubro, após dupla checagem, foi levantado o número de 154 mil inserções a MENOS para a campanha do Bolsonaro.
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A campanha do atual presidente enviou uma petição ao TSE sobre o assunto. E o ministro do STF Alexandre de Moraes, atual presidente do tribunal eleitoral, despachou rapidinho. Assim, muito rápido mesmo. Naquela mesma noite.
Alexandre de Moraes já despachou na denúncia de inserções de Bolsonaro que não foram ao ar. Diz que a petição não foi acompanhada de nenhuma prova e dá 24 horas para que a coligação apresente alguma prova pic.twitter.com/ztm8nDXF4s
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) October 24, 2022
Segundo Moraes, "os fatos narrados na petição inicial não foram acompanhados de qualquer prova e/ou documento sério". Ele deu 24 horas para que a campanha do Bolsonaro enviasse as provas, sob pena de "instauração de inquérito para apuração de crime eleitoral".


Uma das empresas que fizeram a auditoria se chama Audiency. Ela fica em Florianópolis (SC), a quase 2.000 quilômetros do ponto mais ao sul do Nordeste, e se define como uma "plataforma completa para gerenciamento dos plays em rádios da sua música em tempo real".
Outra se chama Soundview, que, além de ficar um pouco mais perto do Nordeste — em Minas Gerais —, oferece um software pelo qual "é possível verificar se o plano de mídia está sendo cumprido".
Para eliminar qualquer ilação ou comentário sem sentido;
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) October 25, 2022
Uma das empresas que contratamos para auditoria de mídia, cuja sede fica em MG, prefixo (31). pic.twitter.com/QuarvJMplA
Agora a bola está com a campanha do Bolsonaro.
Enquanto isso, opositores do atual presidente tiram sarro da iniciativa. Quem será que vai rir por último?
🚨 EXCLUSIVO: Rádios do Nordeste deixaram de tocar inserções de Jair Bolsonaro para tocar ESTE áudio. OUÇA pic.twitter.com/awPBdy4qv6
— apoia.se/leandrodemori (@demori) October 24, 2022