Cuidado com os golpistas da "máfia do izinho" no Twitter

Eu tava lá, eu era a vítima.
Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.


Isto é o que costuma acontecer quando um tweet seu viraliza:

  1. Uma miga sua avisa que você hitou: "Miga, hitou!"
  2. Você posta aquele meme do "Quem é essa gente toda aqui?", do Porta dos Fundos.
  3. Pra aproveitar a visibilidade, você divulga o link do seu podcast, do seu financiamento coletivo, do seu projeto de trap no SoundCloud, do seu portfólio no DeviantArt... Ou, se você for mais simplinho, do seu Instagram, mesmo.
  4. Perfis famosos te plagiam no Twitter, e prints do seu tweet vão parar em contas enormes no Instagram.
  5. Pessoas que você nunca viu começam a levantar questionamentos (válidos ou não) sobre o seu tweet, te xingam, te chamam de fanfiqueiro, e você se arrepende de ter acesso à internet.

Pois os criminosos adicionaram um novo item a essa experiência: DAR UM GOLPE FINANCEIRO NA RAPEIZE. 🆕 É o que a Gaby explica neste fio no Twitter:

Notem que se trata de uma MÁFIA de perfis falsos, que usam fotos roubadas de pessoas reais. A Gaby os chama de "máfia do izinho", porque eles colocam o "i" maiúsculo no lugar do "L" minúsculo, pra confundir a tchurma.

Depois que o tweet bomba, a conta fecha as replies e mete um link duvidoso. LÁ VEM O GOLPE! 🗣

Dito e feito: conforme previsto pela Gaby neste caso que ela estava acompanhando, aparece a falsa promessa de ganhar duzentão.

Pra deixar o golpe mais crível, outros perfis da GANGUE respondem com prints pra provar que receberam o PIX. ✅

Se você só lê figuras, a Gaby indica este vídeo que explica tudinho:

E, claro, este é só um dos muitos golpes que têm rolado no Twitter. O pessoal tem uma cabeça... Clica aqui pra ler o fio do @ALERTA_GOLPE explicando alguns deles e segue a conta pra ficar sabendo das futuras modalidades. Vem muita coisa boa por aí (crimes)!

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!