Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Isto é o que costuma acontecer quando um tweet seu viraliza:
- Uma miga sua avisa que você hitou: "Miga, hitou!"
- Você posta aquele meme do "Quem é essa gente toda aqui?", do Porta dos Fundos.
- Pra aproveitar a visibilidade, você divulga o link do seu podcast, do seu financiamento coletivo, do seu projeto de trap no SoundCloud, do seu portfólio no DeviantArt... Ou, se você for mais simplinho, do seu Instagram, mesmo.
- Perfis famosos te plagiam no Twitter, e prints do seu tweet vão parar em contas enormes no Instagram.
- Pessoas que você nunca viu começam a levantar questionamentos (válidos ou não) sobre o seu tweet, te xingam, te chamam de fanfiqueiro, e você se arrepende de ter acesso à internet.
Pois os criminosos adicionaram um novo item a essa experiência: DAR UM GOLPE FINANCEIRO NA RAPEIZE. 🆕 É o que a Gaby explica neste fio no Twitter:
Notem que se trata de uma MÁFIA de perfis falsos, que usam fotos roubadas de pessoas reais. A Gaby os chama de "máfia do izinho", porque eles colocam o "i" maiúsculo no lugar do "L" minúsculo, pra confundir a tchurma.
Depois que o tweet bomba, a conta fecha as replies e mete um link duvidoso. LÁ VEM O GOLPE! 🗣
Dito e feito: conforme previsto pela Gaby neste caso que ela estava acompanhando, aparece a falsa promessa de ganhar duzentão.
Pra deixar o golpe mais crível, outros perfis da GANGUE respondem com prints pra provar que receberam o PIX. ✅
Se você só lê figuras, a Gaby indica este vídeo que explica tudinho:
E, claro, este é só um dos muitos golpes que têm rolado no Twitter. O pessoal tem uma cabeça... Clica aqui pra ler o fio do @ALERTA_GOLPE explicando alguns deles e segue a conta pra ficar sabendo das futuras modalidades. Vem muita coisa boa por aí (crimes)!