Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
A ilustradora Rafaella Tuma tem um quadro fixo no BBB 23 em que recria cenas do programa em forma de animação.
@bbb Amanda em: Paulinho do Motocross 🌐🤡 A @Rafaella Tuma segue entregando TU-DO! 🗣️ #RedeBBB #BBB23 ♬ som original - Big Brother Brasil
Neste domingo (19.mar), ela compartilhou nas stories do Instagram, para seus mais de 2,6 milhões de seguidores, um meme que continha a seguinte conversa de WhatsApp:
— Amiga, tô sofrendo por causa de um boy.
— Manda foto, deixa eu ver o boy.
— [Foto de um homem de cócoras, sem camisa, de boné e óculos escuros, fumando em frente a uma parede de tijolos]
— Tá sofrendo por quê? Ele te roubou?
Com a repercussão, ela deletou o post e publicou um pedido de desculpas nas stories do Instagram e no Twitter, em resposta a pessoas que apontaram o teor racista da imagem. "Você tem que assumir os seus erros, ver que eles foram grotescos e tentar pedir desculpas", diz Rafaella no vídeo.
Apesar de falar no depoimento que pegou o meme "do próprio cara", ela diz que não está tentando justificar a própria falha:
"Quando eu peguei esse meme, eu peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e comediante. Ele mesmo tirou uma foto dele e ele mesmo se zoou. Não tô fugindo do meu erro. Eu sei que eu não deveria ter compartilhado, que isso traz uma problemática gigante, uma mensagem muito negativa, por todos os estereótipos, e na real, eu fiquei com muita raiva de mim mesma por não ter visto um filtro tão óbvio que estava errado. E eu peço desculpas de coração por isso. Minha página vai ter muito mais filtro daqui para frente, podem ter certeza. Desculpa."
— Rafaella Tuma (@rafaella_tuma) March 20, 2023
O ator e comediante a que ela se refere é GV Silva, que até o momento não se pronunciou sobre o assunto.