Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
A advogada Ana Beatriz Isaias viralizou no TikTok e no Twitter com um vídeo publicado neste sábado (18.mar), em que relata ter ficado chocada ao ver garçons de uma nova unidade do Outback em São Luís (MA) ajoelhando-se para atender os clientes.
Ela relata que uma garçonete disse tratar-se de uma "tradição do Outback" e que, em seguida, houve o seguinte diálogo:
— Mas essa tradição não dói o seu joelho?
— Pra caralho.
Ainda segundo Ana Beatriz, a funcionária disse que a prática havia sido ensinada em um treinamento, para que os garçons ficassem na mesma altura dos olhos dos clientes.
@anabeatrizisaias ♬ som original - Ana Beatriz | Advogada
Nos comentários do TikTok e nas respostas no Twitter, algumas pessoas disseram nunca ter visto a cena — muito provavelmente porque a prática de fato existia, mas, segundo o Outback, foi abolida (leia mais abaixo).
Essa menina tá contando fic Déia só pode kkkkkk fui em vários Outbacks inclusive quarta passada e isso não acontece não
— miss urucum 👑 (@missurucum) March 19, 2023
Foram 4 anos lá, e pra quem está falando que "nunca vi isso", é porque chega uma hora que você prefere ser perseguido por gerente do que ficar de joelhos. E quando digo perseguido, é perseguido mesmo (se imagina no seu trabalho aí, sem paz. Imaginou? Era pior).
— Pris Martins (@up_priscilla) March 19, 2023
já vi que eles ficam abaixados e o no vídeo “parabéns” do porta dos fundos até fazem isso pra ficar claro que tão referenciando o outback pic.twitter.com/yWxAXK5kmB
— denise (@_denisecardoso) March 19, 2023
pra quem ta falando q eh mentira, ate no anuncio de vaga na foto ta ajoelhado pic.twitter.com/6fDduLKpUP
— jú (@juliasoars) March 19, 2023
E na entrevista tem declaração pic.twitter.com/fiahu0OMCG
— ísis (@isiscomentsxx) March 19, 2023
Em nota enviada ao Núcleo, o Outback diz que:
- Nunca obrigou os funcionários a ficar de joelhos no atendimento aos clientes.
- A prática de abaixar-se ou sentar-se para estar na altura dos olhos dos clientes era opcional e uma forma de receptividade durante o atendimento.
- A empresa decidiu extinguir esse procedimento em todas as 141 unidades no Brasil, incluindo o novo restaurante em São Luís.
Leia o comunicado na íntegra abaixo:
"Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luis do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação."