Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A advogada Ana Beatriz Isaias viralizou no TikTok e no Twitter com um vídeo publicado neste sábado (18.mar), em que relata ter ficado chocada ao ver garçons de uma nova unidade do Outback em São Luís (MA) ajoelhando-se para atender os clientes.

Ela relata que uma garçonete disse tratar-se de uma "tradição do Outback" e que, em seguida, houve o seguinte diálogo:

— Mas essa tradição não dói o seu joelho?
— Pra caralho.

Ainda segundo Ana Beatriz, a funcionária disse que a prática havia sido ensinada em um treinamento, para que os garçons ficassem na mesma altura dos olhos dos clientes.

@anabeatrizisaias

♬ som original - Ana Beatriz | Advogada

Nos comentários do TikTok e nas respostas no Twitter, algumas pessoas disseram nunca ter visto a cena — muito provavelmente porque a prática de fato existia, mas, segundo o Outback, foi abolida (leia mais abaixo).

Em nota enviada ao Núcleo, o Outback diz que:

  • Nunca obrigou os funcionários a ficar de joelhos no atendimento aos clientes.
  • A prática de abaixar-se ou sentar-se para estar na altura dos olhos dos clientes era opcional e uma forma de receptividade durante o atendimento.
  • A empresa decidiu extinguir esse procedimento em todas as 141 unidades no Brasil, incluindo o novo restaurante em São Luís.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

"Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luis do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação."

TikTokInstagram
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.