O deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos/SP) tentou intimidar a jornalista Vera Magalhães ao fim do debate com candidatos ao governo de São Paulo organizado pelo UOL, pela TV Cultura e pela Folha de S.Paulo, nesta terça-feira (13).
Este senhor é deputado estadual bolsonarista em SP. Se chama Douglas Garcia. Veio me xingar, me agredir, enquanto eu estava sentada no debate. É assim que essas pessoas trAtam a imprensa pic.twitter.com/bIAmzhTnWO
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) September 14, 2022
A jornalista teve que deixar o local com escolta.
Terei de sair escoltada do Memorial da América Latina por seguranças porque fui agredida pelo deputado Douglas Garcia.
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) September 14, 2022
O vídeo abaixo mostra o momento em que o diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, surge rapidamente, tira o celular da mão do deputado, arremessa-o para longe e diz: "Vai pra puta que te pariu, filha da puta."
🗣️ “Ele veio aqui visivelmente com a intenção de ‘lacrar’. A única solução possível naquele momento era afastá-lo da ‘lacração’”, disse Leão Serva sobre o momento em que tirou o celular da mão de Douglas Garcia, que “já tem uma prática de assédio a @veramagalhaes há um bom tempo” pic.twitter.com/yErInE6TKF
— UOL Notícias (@UOLNoticias) September 14, 2022
O nome do jornalista ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.
REVIRAVOLTA
— Inimigo do Rei (@cyrusafa) September 14, 2022
Depois do debate, teve um participante do debate que se destacou mais e foi eleito O CRAQUE DO JOGO: Leão Serva pic.twitter.com/yXBJhRItoi
Douglas Garcia estava acompanhando o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), que se solidarizou com Vera por telefone e repudiou a atitude do deputado pelo Twitter.
Como cobrei publicamente vou registrar publicamente: o candidato @tarcisiogdf me telefonou para se solidarizar comigo, repudiar o que Douglas Garcia fez e dizer que vai fazer uma declaração pública a respeito. Agradeço a ele pelo gesto e aguardo.
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) September 14, 2022
Lamento profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista @veramagalhaes enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje. Essa é uma atitude incompatível c/ a democracia e não condiz c/ o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) September 14, 2022