Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
O desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul na última semana mobilizou influenciadores, criadores de conteúdo e artistas, que utilizaram seu alcance nas redes sociais para angariar inúmeras doações para o estado. Até agora, são mais de 80 mortos e 111 desaparecidos. Mas de 3 mil animais ilhados foram resgatados.
Uma das maiores campanhas de arrecadação até o momento foi organizada pelo criador de conteúdo Badin Colono, conhecido pelos gaúchos por suas esquetes de humor. A vaquinha "A Maior Campanha Solidária do RS" contou com apoio de diversos influenciadores, entre eles o ex-BBB Matteus Amaral e também de dezenas de marcas, como Cobasi, Eletromidia, Velopark, Decathlon e Panvel. No momento, a campanha já captou mais de R$ 30 mi.
O youtuber Whindersson Nunes arrecadou mais de R$ 3 mi em uma vaquinha e os valores já estão sendo direcionados, inclusive com prestações de contas. Até a cantora Madonna, que fez show neste fim de semana no Brasil, teria doado alguns milhões para o estado, segundo coluna do Correio Braziliense.
O youtuber também acionou o clube carioca Vasco da Gama pedindo empréstimo do estádio São Januário, onde ele pretende realizar um show beneficente para seguir nas arrecadações.
Outro influenciador que tomou frente nas mobilizações foi Felipe Neto, que se concentrou em doar centenas de milhares de litros de água mineral para os afetados pela enchente.
A Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, também realizou doações de colchões, um dos itens mais essenciais no momento.
Os gaúchos da banda Fresno se reuniram com o podcast Podpah e vão realizar uma live nesta terça-feira (7.mai.2024) para arrecadar doações juntamente com outros artistas.
O surfista Pedro Scooby também se mobilizou e reuniu mais 10 pessoas para se juntar a ele numa força-tarefa focada na cidade de Eldorado do Sul, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.
Teve gente criticando o surfista, mas neste momento qualquer ajuda é necessária.
No momento, os abrigos precisam de água potável, itens de higiene pessoal (como escova e pasta de dente, absorventes e lenços umedecidos), além de fraldas, mamadeiras, pomadas contra assaduras e roupas íntimas. Colchões, roupas de cama e meias também estão fazendo falta.
Abaixo, uma lista de links úteis para quem quer ajudar:
Lista no X/Twitter com perfis que estão cobrindo a tragédia.
Lista para onde doar em cada município atingido.
Mapa de resgate atualizado minuto a minuto.
Como ajudar os animais em diversas cidades.
Não sou do RS, como ajudar? Aqui.