Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Nepo babies. O termo estourou depois de uma reportagem da revista "New York" sobre o assunto: pessoas famosas no mundo artístico que são... filhas de pessoas famosas no mundo artístico.
O Igo tem uma definição melhor e mais assertiva:
nepo babys = bebês do nepotismo
— historiador desmotivado (@igoalvesx) December 20, 2022
são basicamente artistas que fazem sucesso não por serem talentosos (há exceções) mas sim pois são de famílias artísticas influentes no meio ou ricas, um exemplo é a Angelina Jolie, cujo pai já era artista antes dela debutar
Depois que a matéria bombou, começaram a surgir memes em inglês, como este, que revela que o rato do "Ratatouille" é descendente do rato original da Peste Negra, "responsável por aproximadamente 25 milhões de mortes na Europa".
(Pausa pra eu incluir meu meme preferido de todos os tempos:)
Brasileiros fluentes em inglês já estão curtindo essa história numa boa. A Mariana, por exemplo, tem orgulho de ser fã da Selena Gomez, que não é nepo baby.
Já o meu xará Raphael Caffarena prometeu merendar no soco quem incluísse a Fernanda Torres nessa.
Não quero promover a violência, mas infelizmente já aconteceu: a Vivian fez uma thread de nepo babies brasileiros, que começa justamente com a Fernanda Torres e inclui nomes como Tiago Leifert, Cléo Pires, Fiuk, Gonzaguinha e Alice Braga. Pra vê-la na íntegra, clique aqui ou em "Leia a conversa completa no Twitter", abaixo.
Bombou mais ainda a lista do Celso, com falsos nepo babies: Marina Sena (filha de Ayrton Senna), Gil do Vigor (filho de Gilberto Gil), Maisa Silva (filha de Luiz Inácio Lula da Silva) e por aí vai.
Já começaram a falar também de nepo babies em outros meios além do das artes.
E, se você é avesso a estrangeirismos, pode usar o termo em português brasileiro, mesmo.
(A Escola Parque é uma escola construtivista famosa do Rio de Janeiro.)