Organizações e veículos feministas para apoiar hoje

"Na verdade, achamos que todas as organizações e veículos jornalísticos deveriam ser feministas."

Receba de graça a newsletter Garimpo


Os últimos dias foram especialmente brutais para as mulheres, que tiveram seus direitos básicos violados pela justiça, pelo sistema de saúde e pela imprensa. Selecionamos aqui organizações e veículos jornalísticos gestionados por mulheres e comprometidos com as causas delas. Além de apoiá-los com sua audiência e seu engajamento pelas redes sociais, você pode contribuir financeiramente com eles.

Nós, mulheres da periferia

"Somos mulheres que criaram um site para escrever textos e registrar histórias que não encontravam em lugar nenhum. Em um país em que as mulheres estão à margem da liderança dos meios de comunicação, o Nós mulheres da periferia é uma empresa jornalística fundada e autogestionada por mulheres negras e periféricas."

Nós, mulheres da periferia
Redação jornalística de mulheres periféricas com um olhar para os temas que são importantes no Brasil e no mundo.

Não Me Kahlo

"Nossa missão é utilizar a força da informação para promover a autonomia feminina. Para isso, nos propomos a fazer um conteúdo exclusivo e dinâmico, utilizando também as redes sociais como ferramenta para difundir conhecimento sobre questões de gênero. Além disso, organizamos e participamos de eventos offline com o mesmo propósito."

Home ~ Não Me Kahlo
Informação para a autonomia feminina!

Blogueiras Negras

"Fazemos de nossa escrita ferramenta de combate ao racismo, sexismo, lesbofobia, transfobia, homofobia e gordofobia. Porém, também pretendemos ser uma comunidade; um espaço de acolhimento, empoderamento e visibilidade voltados para a mulher negra e afrodescendente."

Portal Firminas

"Trabalhamos com uma linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista, por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres."

Portal Firminas - Notícias com olhar feminista
O Portal Firminas é um veículo que oferece informação de qualidade, com opção editorial rica atualizada por profissionais com experiência e proximidade em assuntos variados.

Modefica

"O Modefica é uma organização sem fins lucrativos que produz e dissemina conteúdo multimídia sobre questões socioambientais a partir de uma perspectiva ecofeminista."

modefica • jornalismo, pesquisa e educação com perspectiva ecofeminista
Jornalismo, pesquisa e educação a favor da justiça socioambiental e climática com uma perspectiva ecofeminista.

Revista Capitolina

"A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Criada por jovens que sentiram falta de ter suas experiências representadas na mídia para este público, a revista tem a intenção de estabelecer um diálogo honesto com as leitoras, sendo acessível e interessante de forma inclusiva, sem restrições de classe social, raça, orientação sexual, aparência física, ou qualquer outra forma de interesse."

Revista AzMina

"Na verdade, achamos que todas as organizações e veículos jornalísticos deveriam ser feministas. Porque ser feminista quer dizer que acreditamos que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. Isso é o básico, não acham? Mas infelizmente o mundo não é assim e usamos informação para mudar esse cenário e combater a violência contra a mulher em todas as suas formas."

AzMina - Para mulheres de A a Z
Jornalismo, informação e tecnologia contra o machismo. Jornalismo, palestras, consultorias, campanhas e cursos para igualdade de gênero.

Gênero e Número

"A Gênero e Número é uma empresa social que produz e distribui jornalismo orientado por dados e análises sobre questões urgentes de gênero e raça, visando qualificar debates rumo à equidade. A partir de linguagem gráfica, conteúdo audiovisual, pesquisas, relatórios e reportagens multimídia alcançamos e informamos uma audiência interessada no assunto."

Gênero e Número
Primeira organização de mídia no Brasil orientada por dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero.

Think Olga

"Think Eva e a Think Olga são duas organizações irmãs que compartilham uma mesma missão: sensibilizar a sociedade para as questões de gênero e intersecções, além de educar e instrumentalizar pessoas que se identifiquem como agentes de mudança na vida das mulheres."

Mulheres em tempos de pandemia - Think Olga
A Think Olga é uma organização não-governamental de inovação social com foco em criar impacto positivo na vida das mulheres do Brasil e do mundo por meio da comunicação. Nosso objetivo é fomentar debates que sejam catalisadores de mudança e traçar estratégias que promovam transformações culturais.

Portal Catarinas

"Catarinas é um portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos. Buscamos articular o engajamento feminista na construção de narrativas jornalísticas."

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca