Pela primeira vez, o IBGE perguntou a orientação sexual da população brasileira em um estudo: a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, cujos resultados acabam de ser divulgados.
Entre a população geral acima de 18 anos, 1,2% se declararam homossexuais e 0,7%, bissexuais. Recusaram-se a responder 2,3% dos entrevistados.
🇧🇷 Pesquisa inédita do IBGE aponta que 94,8% da população adulta (acima de 18 anos) do Brasil se considera heterossexual.
— Eixo Político (@eixopolitico) May 25, 2022
1,2% se considera homossexual, 0,7% bissexual, 0,1% possui outra orientação sexual, 1,1% não sabe e 2,3% não quis responder. pic.twitter.com/2G9MHtUKuW
A Folha decidiu manchetar que 95% dos maiores de idade se autoidentificaram como heterossexuais.
Como todo respeito, mas que título ruim pra reportar essa pesquisa inédita do IBGE que pela primeira vez mensurou a população homossexual no Brasil. São quase 3 milhões de homossexuais e bissexuais no Brasil, essa é a notícia pic.twitter.com/f0Fcf0cSVy
— Thais Carrança (@tcarran) May 25, 2022
O número aparentemente baixo de pessoas autodeclaradas homossexuais e bissexuais chamou a atenção.
ibge indo pesquisar na porta do villa mix https://t.co/mNP3Rh26HA
— nena (@vnenav) May 25, 2022
interessante esse levantamento do IBGE, mas convenhamos… 95% da população acima de 18 anos no brasil ser heterossexual? ou esse número é subnotificado ou fizeram a pesquisa no buteco do Gusttavo Lima
— Alexandre (@Iexandre) May 25, 2022
acabei de ler q só tem 1 milhão de gays no brasil, pelo visto eu conheço todos
— Clarice Falcão 🕳 (@euclarice) May 25, 2022
eu quando o IBGE vem me perguntar se sou gay pic.twitter.com/GQVaGsFYP8
— 🦈 (@paulawhos) May 25, 2022
Mas agora falando sério: o próprio IBGE afirma que o número deve estar subnotificado. A explicação está neste trecho da reportagem da Revista Híbrida sobre a pesquisa:
"Nayara Gomes, analista da PNS, frisou que o número de lésbicas, gays e bissexuais registrado na pesquisa pode estar subnotificado, principalmente por fatores como o estigma e o preconceito, que podem fazer com que as pessoas LGBTI+ não se sintam seguras em declarar a orientação sexual.
'A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal', disse."
“A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal”. https://t.co/iFWhSf17i6
— Alef Santana (@alef_santanaa) May 25, 2022
Deve ser isso, então. Todo dia a gente aprende alguma coisa nova.
que emprego maluco o cara contar homossexuais
— borrego (@brenobapt) May 25, 2022