Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
POV: Onde você mora não houve 700 mil vítimas de covid-19, não há 33 milhões de pessoas passando fome e o presidente da República não ameaça dar um golpe caso perca as eleições: o grande problema do seu país é... um vídeo da primeira-ministra dançando.
É o que está acontecendo na Finlândia. No último dia 17, vazou um vídeo da primeira-ministra, Sanna Marin, 36, com amigos numa festa.
A oposição exigiu que a mandatária fizesse um exame toxicológico. Ela o fez, mas nenhuma substância ilegal foi encontrada: Sanna só tinha bebido álcool.
Ainda assim, em um discurso, a primeira-ministra pediu desculpas pelo vídeo e por uma outra foto que vazou depois, assim descrita pela agência de notícias EFE:
"A foto, postada no portal TikTok, mostra duas jovens mulheres se beijando na boca e escondendo os seios com uma placa com o nome do país em um local que parece ser o que Marin usa em algumas entrevistas coletivas oficiais."
Finlândia, quer trocar os seus problemas pelos nossos? A gente topa até dividir fronteira com a Rússia durante a guerra com a Ucrânia.