A quadrinista brasileira Mary Cagnin viralizou no Twitter neste domingo (20.nov) ao dizer que "1899", nova série alemã da Netflix dos mesmos criadores de "Dark", é "simplesmente idêntica" ao seu quadrinho "Black Silence", lançado em 2016.
ESTOU EM CHOQUE.
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016.
Segue o fio. pic.twitter.com/1deBicrBeQ
No fio, ela aponta oito semelhanças entre as duas obras.
[AVISO: CONTÉM SPOILERS]
As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas. pic.twitter.com/zenqeq2zqF
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
Mary supõe que os criadores de "1899" tenham tido contato com seu quadrinho depois da sua participação na feira do livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017.
Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles.
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês.
"Ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração", escreveu.
Tive a oportunidade que muitos quadrinistas nunca tiveram: de poder mostrar meu trabalho para o público internacional. Gente. Eu dei palestras. Falei sobre o plot. Apresentei para pessoas influentes da área. O negócio é sério.
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
Se você quiser ler o quadrinho "Black Silence" e compará-lo com "1899", ele está disponível online.
Quem quiser pode ler meu quadrinho que está disponível para leitura online para tirar suas próprias conclusões:https://t.co/owMn85MIal
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
"Já cansei de chorar", disse Mary, que pediu às pessoas que ajudem a coletar outras similaridades.
A gente não pode achar que só porque somos brasileiros devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas. Como o caso do filme “As aventuras de Pi” que foi copiado de um livro brasileiro.
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
Já cansei de chorar. Agradeço a todos que leram até aqui e a todos meus leitores por todo o apoio que recebo. Inúmeras pessoas no inbox do Insta comentando sobre as similaridades. Vou ver os procedimentos que devo tomar. Se é que é que há algo que possa ser feito.
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
O usuário @buckysironheart publicou no Twitter um fio listando 25 semelhanças entre "Black Silence" e "1899". Para ver, clique em "Leia a conversa completa no Twitter".
Todas as similaridades que achei entre Black Silence e 1899 organizados em thread 🧵 https://t.co/VPJ5pAN2wQ
— jurídico Namor visitando Wakanda ♿️ (@buckysironheart) November 20, 2022
Já as youtubers Carol Moreira e Cris Siqueira, especialistas em cultura pop, disseram não achar as obras aparecidas — Cris chegou a "garantir que não tem absolutamente nenhuma semelhança" entre as duas histórias.
Depois disso, ambas passaram a ser atacadas no Twitter. Apontaram, por exemplo, que Carol viajou recentemente à Alemanha para conhecer "1899" a convite da empresa.
gente, eu li a HQ e achei muito legal (aliás, feliz de conhecer o trabalho da mary)! ela pediu até pra gente comparar e ver o que parece… eu achei que as obras não se parecem. vou detalhar mais a seguir. https://t.co/h6aoGIcLSN
— Carol Moreira (@carolmoreira3) November 20, 2022
Pessoal, li o quadrinho em questão e como a autora pediu para indicar similaridades, tendo visto a série completa já em todos os seus detalhes, posso garantir que não tem absolutamente nenhuma semelhança entre a história de Black Silence e 1899. https://t.co/pdWVaRSCJR
— ✧ Cris Siqueira (@CoxinhaNerd) November 20, 2022
"Não acredito em coincidências em questão de direitos autorais", afirmou o advogado Miguel Mendes.
REMIX, DIREITOS AUTORAIS, E A TRETA DE 1899 E BLACK SILENCE
— Mahatma Grande (@MiguelLivros) November 20, 2022
Bem, hoje todo mundo acordou advogado. Eu, por acaso, SOU advogado. E entendo exatamente de direitos autorais, com foco em cultura livre.
Então eu tenho uns cinco centavos pra falar sobre isso.
O que eu acho? Acho que é algo a se averiguar. Não acredito em coincidências em questão de direitos autorais. É bem difícil partir de uma mesma ideia e histórias se tocarem tanto. Tirem as próprias conclusões, mas lembrem-se que tem mta gente querendo ganhar algo.
— Mahatma Grande (@MiguelLivros) November 20, 2022
A Netflix não se manifestou sobre o assunto até agora. Este post será atualizado caso haja alguma resposta da empresa.
Twitter/X • Netflix