A internet mundial, incluindo a brasileira, ficou chocada ao saber que, aparentemente, os suecos não oferecem comida para as visitas.
Tudo começou com um tópico no Reddit em que o autor perguntou "qual é a coisa mais estranha que você teve que fazer na casa de alguém por causa da cultura/religião dela?".
Not here to judge but I don’t understand this. How’re you going to eat without inviting your friend? pic.twitter.com/bFEgoLiuDB
— Seeker (@SamQari) May 26, 2022
Duas respostas viralizaram. Aqui estão elas, traduzidas:
Wowimatard
Uma vez eu fui à casa do meu amigo sueco.
Enquanto nós brincávamos no quarto, a mãe dele avisou que o jantar estava pronto. E olha isso: ele me disse para ESPERAR no quarto enquanto eles comiam.
Foi bizarro.
TeaRaveler
Eu dormi na casa de um amigo. Quando nós acordamos, ele disse que ia descer rapidinho. Depois de uns 15 minutos eu fui até a escada para ver o que estava acontecendo, e eles estavam tomando café da manhã. Eles me viram, disseram que estavam quase acabando e que subiriam logo, logo.
Eu ainda penso sobre isso 25 anos depois.
Claro que não se trata um estudo científico, e que não são todas as famílias suecas que fazem isso, mas dá para concluir que o hábito é relativamente comum.
Este tweet, por exemplo, deu uma bombada na Suécia (calma, que a tradução está aqui embaixo):
En sak som måste dö ut i svensk kultur:
— Norrhall (@NNorrhall) May 26, 2022
Barn som leker hos andra barn och inte får äta middag tillsammans med familjen där leken sker utan snarare vänta i ett annat rum själv medans familjen äter.
Sinnesjukt beteende.
(Vou ter que confiar no tradutor automático porque o meu sueco está um pouco enferrujado.)
"Uma coisa que precisa morrer na cultura sueca:
Crianças que brincam com outras e não são autorizadas a comer com a família onde acontece a brincadeira, e precisam esperar em outro cômodo enquanto a família come.
Comportamento insano."
E parece que não é só na Suécia que isso acontece. A conta @loverofgeography publicou no Instagram um mapa da Europa com o título "Você vai ganhar comida como convidado na casa de alguém?", com as possibilidades "quase sempre", "normalmente sim", "provavelmente não vão te dar comida", "muito provavelmente não vão te dar comida"
Brasileiros compartilharam experiências parecidas no continente.
Sobre dividir comidas na Europa: a periferia do mundo (LATAM, Ásia, oriente médio) considera comida como afeto, algo q n rola na Europa. Na Holanda eles não têm o prazer da comida; me julgavam muito que eu COMIA COMIDA QUENTE no almoço e não comia sei lá sanduíche de queijo kkKK
— 𝕻𝖆𝖚𝖑𝖆 𝕮𝖗𝖚𝖟 (@takemeout) May 30, 2022
Com a ressalva de que em outros países europeus isso não acontece.
Você não tá considerando só a galera da Europa mais fria e ignorando a galera da europa mediterránea e agregados? Pq Grecia, Portugal, Italia e Espanha levam suas refeições mt a sério.
— raff (@raffonmars) May 30, 2022
Mas qual é o motivo desse hábito? Algumas teorias:
Reza a lenda que nos países de pouco sol no inverno, o almoço era feito no campo, de trabalho agrário, então deveria ser rápido pq as horas de sol são poucas e eles precisavam aproveitar as horas de trabalho enquanto tinha pq não existia luz elétrica. comer era apenas "funcional"
— 𝕻𝖆𝖚𝖑𝖆 𝕮𝖗𝖚𝖟 (@takemeout) May 30, 2022
Os suecos nos comentários “ah pq antigamente a Suécia era muito pobre e eles passavam muita fome” AMOR EU SOU LATINO-AMERICANO https://t.co/gRNhUWGYTn
— Marquinhos 👉🏻 RIFA NO FIXADO (@poxamarquinhos) May 29, 2022
O fato é que, depois dessa, nós brasileiros ficamos orgulhosos da nossa generosidade.
Após a thread da Suécia, fui tomada pelo orgulho de ser brasileira. O patriotismo gastronômico. A alegria de estar sempre pronto pra fritar um ovo e servir um tang. A herança de Ana Maria convidando uma subceleb pra comer geleia Queensberry. As despensas abertas da América Latina
— victoria tuler (@thenicestevil) May 29, 2022
"Ah, porque na Suíça eles não dao comida pra visita"
— Zeca Pagodinha (@PagodinhaZeca) May 30, 2022
O brasileiro: https://t.co/3ZGpkC9VcV