O pessoal está chocado com os suecos que não dão comida para as visitas

E nós brasileiros ficamos orgulhosos da nossa generosidade.

A internet mundial, incluindo a brasileira, ficou chocada ao saber que, aparentemente, os suecos não oferecem comida para as visitas.

Tudo começou com um tópico no Reddit em que o autor perguntou "qual é a coisa mais estranha que você teve que fazer na casa de alguém por causa da cultura/religião dela?".

Duas respostas viralizaram. Aqui estão elas, traduzidas:

Wowimatard
Uma vez eu fui à casa do meu amigo sueco.
Enquanto nós brincávamos no quarto, a mãe dele avisou que o jantar estava pronto. E olha isso: ele me disse para ESPERAR no quarto enquanto eles comiam.
Foi bizarro.

TeaRaveler
Eu dormi na casa de um amigo. Quando nós acordamos, ele disse que ia descer rapidinho. Depois de uns 15 minutos eu fui até a escada para ver o que estava acontecendo, e eles estavam tomando café da manhã. Eles me viram, disseram que estavam quase acabando e que subiriam logo, logo.
Eu ainda penso sobre isso 25 anos depois.

Claro que não se trata um estudo científico, e que não são todas as famílias suecas que fazem isso, mas dá para concluir que o hábito é relativamente comum.

Este tweet, por exemplo, deu uma bombada na Suécia (calma, que a tradução está aqui embaixo):

(Vou ter que confiar no tradutor automático porque o meu sueco está um pouco enferrujado.)

"Uma coisa que precisa morrer na cultura sueca:
Crianças que brincam com outras e não são autorizadas a comer com a família onde acontece a brincadeira, e precisam esperar em outro cômodo enquanto a família come.
Comportamento insano."

E parece que não é só na Suécia que isso acontece. A conta @loverofgeography publicou no Instagram um mapa da Europa com o título "Você vai ganhar comida como convidado na casa de alguém?", com as possibilidades "quase sempre", "normalmente sim", "provavelmente não vão te dar comida", "muito provavelmente não vão te dar comida"

Brasileiros compartilharam experiências parecidas no continente.

Com a ressalva de que em outros países europeus isso não acontece.

Mas qual é o motivo desse hábito? Algumas teorias:

O fato é que, depois dessa, nós brasileiros ficamos orgulhosos da nossa generosidade.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!