A esta altura, você já deve estar sabendo da história do agente de talentos Bruno De Paula. Se não, um breve resumo: o celular dele foi furtado desbloqueado, e os ladrões gastaram mais de R$ 143 mil entre empréstimos, transferências e pagamentos de boletos no Nubank e no Banco do Brasil, além de um pedido de garrafas de uísque no iFood.
A thread está aqui embaixo, mas, se você não quiser ler tudo, fique sabendo que o final da história, que ficou conhecida como "thread do Nubank", é feliz: depois de muita tensão e dificuldades de comunicação, todos os valores foram estornados. Acompanhe a história completa em 3 fases: relato e viralização, dicas de segurnça e (claro) piadas:
Fase 1: o relato e a viralização
Pessoal: nunca fiz algo assim, mas é o papo mais sério e importante que já postei aqui. Então quem puder dar uma atenção, agradeço de verdade.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Passei 3 semanas em Barcelona, a melhor viagem que já fiz.
Antes de eu chegar em casa, minha vida virou um pesadelo sem precedentes.
No que é uma das sensações mais estranhas que já senti, o celular sumiu da minha mão.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Gritei, olhei pra trás e vi um vulto correndo pra escuridão, uma imagem que nunca vou esquecer.
Foi horrível, mas é só um celular. Depois compro outro.
Aí percebi que tava destravado. Surtei
Difícil explicar a sensação, porque são tantas coisas pra resolver que você nem sabe o que fazer. Reportei pro @nubank, que nada fez.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Liguei pra @ClaroBrasil que garantiram que o chip e o telefone estavam bloqueados. Não tava, e isso me fudeu muito. E o inferno tava só começando
Preocupado, liguei pro @BancodoBrasil e expliquei a situação. Implorei que não deixassem movimentar minha conta. Entendi que eles fariam um bloqueio, já que reportei.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Fiz o BO Online, tomei remédio pra dormir pra de manhã ir na delegacia e na @ClaroBrasil.
E as coisas pioraram.
Assustado, peguei meu outro celular e vi várias notificações do @BancodoBrasil, e aí sabia que tinha dado merda mesmo.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
2 empréstimos, 2 transferências (1 agendada) e mais um pix.
O total: R$116 mil Reais. Só chorei.
Totalmente catatônico, fui na delegacia e na @ClaroBrasil pic.twitter.com/3G9ldTaqZy
Passei as próximas horas absorvendo tudo isso e ligando pras empresas de novo. Achei que o inferno tinha acabado, até começar a receber ligação de entregador do @iFood puto que eu não aparecia.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Os fdp pediram 7 garrafas de whisky, cada uma de R$329. Fizeram uma festinha. A raiva pic.twitter.com/xgternQB4k
Na Segunda, fui no @BancodoBrasil.. Até me atenderam bem, mas o processo interno da empresa é péssimo nesses casos, deixam desamparados e sem notícias.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Enquanto isso, recebi várias notificações que tavam tentando entrar na minha conta do @nubank de novo.
Inferno continuava. pic.twitter.com/iZfNKFS7A5
Eu espero empatia de banco? Não, mas tanto @BancodoBrasil quanto @nubank me falharam e continuam.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
E no Nubank sou Ultravioleta, gasto bastante etc e cagaram totalmente. Então fiquem espertos, pq esse papo de 'meu roxinho' etc é só papo. Eu até já caí, mas é tudo igual. Horrível
Tô abatido mesmo. Não sei mais o que fazer. Trabalho sozinho e preciso ser ativo, organizado e focado, senão não ganho nada. E só tenho vontade de ficar na cama e chorar.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Me sinto muito sozinho, mesmo que pessoas a minha volta ajudam. Mas não é igual, eu tô num buraco sem fim.
O mais bizarro de tudo isso? Eles tem nome, contas e até endereço dessa galera. E o pior? Eu nem considero que isso vai ser reportado pra polícia além do meu BO.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Essa sensação é horrível. Podiam ter impedido, podiam ir atrás. Mas eu sei que isso nem é uma possibilidade. Não é.
E ah, olha esse email que mandei pro @nubank na Terça. Isso claro depois de 5 ligações, 7 papos via chat e 2 emails anteriores onde diziam que meu caso tava sendo analisado e pra 'mudar as senhas'
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Tentei apelar pro emocional de um banco, patético né? Mas eu só tava triste mesmo. pic.twitter.com/WiOAdwZ7jw
Só pra complementar: Eu vou ter medo de usar essas contas mesmo se tudo se resolver, não confio e tô com uma sensação horrível que tô sendo vigiado. Já criei conta nova de email e de vários apps.
— VanDep (@MrVanDep) May 5, 2022
Preciso recomeçar logo pra receber uma grana, fui abrir agora no @Bancointer e 🤡 pic.twitter.com/BGTf3bozq6
Pessoal, vou usar a thread pra ir atualizando.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
MUITA gente mandando DM, falando de BACEN (eu não conhecia) e de entrar com advogado.
Eu só queria minha grana de volta e seguir com uma normalidade. Mas vocês tem razão, o estresse causado pelos bancos foi quase pior que o roubo.
Bom dia, gente. Essa história tomou proporções que eu não imaginava.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Agradeço a empatia. Num momento de abandono, isso faz a diferença.
O @BancodoBrasil me deu uma resposta bem merda e automática no post que fiz no LinkedIn, alguém consegue me ajudar?https://t.co/7wSwdvi8fU pic.twitter.com/sjOeAINosH
GENTE! Me ligaram dos dois bancos. Dessa vez, foram super prestativos. Fiquei meia hora em ligação com cada.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Tô indo na minha agência do @BancodoBrasil agora pra resolver as coisas, falaram que vão estornar.
Eu nem acredito, tô muito feliz. Que alívio, muito obrigado a todos! pic.twitter.com/scBIyATIDQ
E não é questão de estornaram e agora tá tudo bem. Não tá.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Durante a semana e agora, expliquei as falhas graves nos processos das empresas, não só de segurança inicial.
Passei o feedback detalhado pra que haja uma melhora geral. E vou ficar em cima disso. Tem que mudar MESMO.
Muita gente entrou em contato, incluindo advogados, falando pra processar. Uma parte de mim quer esquecer tudo, mas outra sabe que o descaso me abalou muito emocionalmente e afetou minha vida e trabalho. Não sei o que fazer. Mas esse caso tem que mudar alguma coisa nesses bancos.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Ah não, agora tô puto de novo. A @ClaroBrasil entra em contato pra falar que liguei
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Obrigado por confirmar que pedi pra bloquear a linha e não fizeram, tanto que tavam usando o Whats e verificação de 2 passos Sábado de manhã.
Falamos muito dos bancos, mas a Claro foi bem merda pic.twitter.com/O1yLpiuvJv
Fala, gente. Hoje mais cedo bati um papo com o @g1 sobre tudo que rolou e contei o que achei pior de tudo isso.
— VanDep (@MrVanDep) May 6, 2022
Tem umas notinhas bem genéricas das empresas envolvidas, o que acabou é uma merda mas esperado.
Valeu, quem quiser dar uma lida, taí: https://t.co/2EqlqaGumh
Recebi um e-mail super detalhado do Nubank. É personalizado, cuidadoso, explicativo. Foi do cara da ouvidoria que me ligou 5x e atendeu bem.
— VanDep (@MrVanDep) May 7, 2022
Claro, é o que todo mundo que passa por algo parecido quer receber: atenção. Você é vítima e é tratado como louco, suspeito. Enloquecedor. pic.twitter.com/pTzrO0Arxh
Apontei em tempo real pra ambos os bancos as falhas de apoio e comunicação durante o processo, mesmo estando surtado.
— VanDep (@MrVanDep) May 7, 2022
Tem que ficar em cima, tem que ter um plano. Tem que rever processo interno urgentemente.
A resposta dos usuários foi estrondosa, a deles vai ser como? Sei lá.
As DMs ficaram oficialmente bizarras.
— VanDep (@MrVanDep) May 7, 2022
Mas acho que é ritual de passagem na internet alguém pedir pra ver teu pé.
Até. pic.twitter.com/0UIRL24Edk
Fase 2: dicas de segurança
A fase seguinte da história foram as threads com dicas de segurança para evitar que a mesma coisa aconteça com você. Vamos deixar aqui só o início de três delas, pra que você as avalie. Usar o seu celular vai ficar bem mais incômodo, mas as chances de que você sofra um golpe parecido diminuem.
Tem bastante gente falando sobre segurança agora, após o triste caso do rapaz que teve um problema sério depois de um furto do seu celular.
— delucca (@dndelucca) May 6, 2022
Quem é mais íntimo meu sabe que eu sou bem interessado por segurança e, resolvi fazer uma thread aqui mostrando o que eu faço
🧵
Muitas pessoas têm perdido muito dinheiro em roubos de iPhones. Aqui vai uma série de dicas para ajudar a reduzir os possíveis danos:
— José Alencar (@josenalencar) May 6, 2022
1. Deixe o seu iCloud inacessível - assim o marginal não conseguirá mudar a sua senha e acessar seu FaceID/TouchID pic.twitter.com/yiixm8h8B8
Lendo o relato do roubo de celular, fui ler as replies e RTs e notei algumas falhas de segurança que irei corrigir. As dicas:
— a surdinha odeia makita™ (@isaouisabela) May 6, 2022
-O email p recuperar senha não pode ser o mesmo que tá logado no celular, tem que ser um email secundário para apps críticos e que fique só no PC. +
Fase 3: piadas
Mas, claro, o que bombou mais foram as piadas sobre a situação.
todo mundo assim depois de ler a thread do nubank pic.twitter.com/Fa3spXevvC
— Atailon (@atailon) May 6, 2022
Todo mundo assim depois de ler a thread do Nubank https://t.co/pJeULLhsIA
— Luke H. Zanchi (@lhzanchi) May 6, 2022
*eu apavorado com a thread do Nubank*
— Will Nascimento 🏳️🌈 (@ONascimentoWill) May 6, 2022
Meu saldo: pic.twitter.com/ltzF8ezo49
Minha dica de segurança digital é sempre ter o nome sujo e dever o máximo possível pra que o banco impeça qualquer transação
— Gus ⛵🐺 (@gugaoshow) May 6, 2022
minha dica pra segurança digital é jogar o seu celular no lixo
— Florentino Ariza (@kirp) May 6, 2022
A "thread do Nubank" tem todos os elementos de uma grande história: crime, tensão, reviravolta, humor, final feliz.
Aprendemos com ela algumas lições de segurança digital. Talvez os bancos aprimorem seus sistemas antigolpe. Mas enquanto a nossa sociedade continuar tão desgraçada como ela é, soluções como essas vão continuar sendo o que são: paliativos.
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