Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Núcleo Jornalismo foi um dos projetos selecionados para o programa Startup Lab de iniciativas jornalísticas promovido pelo Google News Initiative, que será iniciado em novembro de 2020.

Outras nove organizações também foram selecionadas para o programa de 20 semanas, que inclui mentoria, treinamento e workshops sobre estratégia, produto, modelos de negócio, vendas, marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos.

Haverá um apoio financeiro de até USD 20.000 para viabilizar o desenvolvimento das iniciativas. O anúncio foi feito no blog do Google Brasil.

Os selecionados são:

NO CENTRO DA PROPOSTA DE VALOR DO NÚCLEO ESTÁ A TRANSPARÊNCIA.

Buscamos alavancar a capacidade de fiscalização de organizações jornalísticas e do terceiro setor sobre o setor público, fortalecendo o que chamamos de jornalismo cívico. Também analisamos o que acontece nas redes sociais, algo cada vez mais importante para nossa sociedade e para políticas públicas.

O Núcleo trabalha com uma nova forma de prática jornalística, baseada totalmente em transparência e divulgação de dados, códigos e metodologias utilizados em cada reportagem, acumulando, assim, credibilidade e valor funcional e simbólico para nossos leitores e parceiros.

O principal problema que Núcleo busca resolver é tornar mais transparente tanto os gastos e as políticas públicas do Brasil quanto a forma de se produzir jornalismo. Acreditamos que transparência traz credibilidade, em um momento no qual o jornalismo sofre a desconfiança de parte da sociedade.

Para isso, pretendemos fornecer conteúdo orientado por dados para veículos de mídia do país os quais, por conta da crise em seus modelos de negócios, muitas vezes não dispõem de recursos suficientes nesta área. O Núcleo pode ajudar jornais, revistas e sites oferecendo mão de obra especializada, tanto em jornalismo de dados quanto em estratégia digital, enquanto aproveita o alcance destes veículos para difundir informação.

O Núcleo foi fundado em janeiro de 2020 pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico sob o guarda-chuva da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, e conta com a colaboração de uma equipe muito fera. O investimento inicial foi de R$ 10.000, para financiar o mínimo produto viável.

VEJA O IMPACTO QUE JÁ TIVEMOS EM TÃO POUCO TEMPO EM: NUCLEO.JOR.BR/IMPACTO E ENTRE EM CONTATO EM [email protected].
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.