Núcleo conclui programa de aceleração do Google

Foram 20 semanas de treinamentos, palestras e mentorias, além de apoio financeiro

Na última semana, o Núcleo finalizou a participação na primeira edição do programa de aceleração de negócios jornalísticos da Google News Initiative (GNI) no Brasil. Ao longo de 20 semanas, foram realizados treinamentos, palestras e mentorias sobre estratégia, produtos, modelo de negócio, marketing, métricas, construção de comunidade e captação de recursos.

Além de todo o aprendizado, o Núcleo recebeu um apoio financeiro de USD20.000, que foi investido na equipe e na criação de novos produtos jornalísticos. Os principais objetivos eram fortalecer o projeto e desenvolver um modelo de negócios sustentável.

O programa foi desenvolvido pelo Google, em parceria com o Insper e a consultoria Echos. Ao todo, 10 startups brasileiras de jornalismo fizeram parte da primeira turma do GNI Startup Lab no país. Além do Núcleo, participaram a Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, Galápagos, MyNews, Ponte Jornalismo e São Paulo para Crianças.

IMPACTO

O processo de aceleração foi importante para o crescimento do Núcleo, criado em janeiro de 2020. A partir das mentorias e discussões internas, entendemos que nosso espaço de atuação é na intersecção entre jornalismo e tecnologia.

Compartilhamos com os leitores o novo posicionamento e passamos a dedicar nossa cobertura às redes sociais e o impacto delas na sociedade – tanto no nível editorial (reportagens, análises e até opinião) quanto no desenvolvimento de aplicações e projetos.

O lançamento da newsletter Garimpo também ocorreu durante o programa, que trouxe à tona uma ideia ainda não explorada. Em menos de três meses, já são cerca de 2.500 pessoas recebendo gratuitamente um resumo do que acontece nas redes sociais de segunda a sexta-feira.

Ainda, durante o desenvolvimento do modelo de negócios do Núcleo, decidimos diversificar a forma de captação de recursos e passamos a receber colaborações financeiras dos leitores via PIX. Além do apoio direto do público, nosso financiamento hoje é feito por patrocínios, republicações e parcerias estratégicas.

Por fim, mas não menos importante, tornamos públicos os nossos principais dados de audiência do portal. A iniciativa se alinha com um dos nossos principais valores, a transparência.

ACESSE NOSSO DASHBOARD DE AUDIÊNCIA

VEJA AQUI TODAS AS NOSSAS POLÍTICAS E AÇÕES DE TRANSPARÊNCIA


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca