Na última semana, o Núcleo finalizou a participação na primeira edição do programa de aceleração de negócios jornalísticos da Google News Initiative (GNI) no Brasil. Ao longo de 20 semanas, foram realizados treinamentos, palestras e mentorias sobre estratégia, produtos, modelo de negócio, marketing, métricas, construção de comunidade e captação de recursos.
Além de todo o aprendizado, o Núcleo recebeu um apoio financeiro de USD20.000, que foi investido na equipe e na criação de novos produtos jornalísticos. Os principais objetivos eram fortalecer o projeto e desenvolver um modelo de negócios sustentável.
O programa foi desenvolvido pelo Google, em parceria com o Insper e a consultoria Echos. Ao todo, 10 startups brasileiras de jornalismo fizeram parte da primeira turma do GNI Startup Lab no país. Além do Núcleo, participaram a Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, Galápagos, MyNews, Ponte Jornalismo e São Paulo para Crianças.
IMPACTO
O processo de aceleração foi importante para o crescimento do Núcleo, criado em janeiro de 2020. A partir das mentorias e discussões internas, entendemos que nosso espaço de atuação é na intersecção entre jornalismo e tecnologia.
Compartilhamos com os leitores o novo posicionamento e passamos a dedicar nossa cobertura às redes sociais e o impacto delas na sociedade – tanto no nível editorial (reportagens, análises e até opinião) quanto no desenvolvimento de aplicações e projetos.
O lançamento da newsletter Garimpo também ocorreu durante o programa, que trouxe à tona uma ideia ainda não explorada. Em menos de três meses, já são cerca de 2.500 pessoas recebendo gratuitamente um resumo do que acontece nas redes sociais de segunda a sexta-feira.
Ainda, durante o desenvolvimento do modelo de negócios do Núcleo, decidimos diversificar a forma de captação de recursos e passamos a receber colaborações financeiras dos leitores via PIX. Além do apoio direto do público, nosso financiamento hoje é feito por patrocínios, republicações e parcerias estratégicas.
Por fim, mas não menos importante, tornamos públicos os nossos principais dados de audiência do portal. A iniciativa se alinha com um dos nossos principais valores, a transparência.