Núcleo lança novos recursos de automação para jornalismo

Ferramentas gratuitas facilitam monitoramento de políticos e de ciência das redes sociais

Nem só de conteúdo editorial vive o Núcleo. Além das reportagens semanais, notas rápidas e newsletters com curadoria, desenvolvemos produtos de tecnologia que ajudam a investigar as políticas e discussões das redes sociais e o impacto delas na sociedade.

É o caso do Monitor Nuclear e do Science Pulse, ferramentas gratuitas que monitoram perfis de políticos brasileiros e da comunidade científica nas redes. Para facilitar o consumo e a análise das informações coletadas, criamos diversos recursos de automação, incluindo:

  • Bots (Twitter e Telegram);
  • Aplicações;
  • Newsletters automatizadas.

O objetivo é fazer com que a informação chegue ao público no formato que ele prefere consumir, seja usando a ferramenta completa, rolando no feed do Twitter, recebendo por e-mail ou explorando no chat do Telegram.

Para atingir todo mundo de forma mais eficiente, a gente automatiza.

JÁ DISPONÍVEIS

No último mês, lançamos o robô do Monitor Nuclear no Twitter, que apelidamos de Weber e que agora tem também uma versão no Telegram. Ele envia de forma automática os tweets mais populares publicados por políticos brasileiros nas últimas horas.

O Science Pulse já tem recursos automatizados desde setembro de 2020, com o objetivo de facilitar o acompanhamento dos posts mais populares entre cientistas, especialistas e organizações renomadas da ciência.

Para isso, foram criados o robô no Twitter, no Telegram e as newsletters automatizadas, que chamamos de Despacho Diário e Despacho Semanal.

Cada produto tem uma especificidade no formato de distribuição do conteúdo, permitindo mais ou menos funcionalidades e detalhes dependendo da plataforma usada. Em breve, será lançada uma versão dos Despachos automatizados para o Monitor Nuclear.


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.